
Exposição na Faculdade de Filosofia sobre
"A Águia e a Renascença Portuguesa no Contexto da República"
A Faculdade de Filosofia do Centro Regional de Braga da Universidade Católica Portuguesa organiza uma exposição comemorativa do centenário da Renascença Portuguesa, que estará patente nos próximos dias 09 a 17 de Dezembro, na entrada da Faculdade, no corredor de acesso ao Bar.
O significado filosófico-cultural do movimento/associação da Renascença Portuguesa, sediada no Porto, e que exerceu a sua atividade entre 1912 e 1932, está intimamente ligado à revista A Águia e às várias centenas de obras publicadas, e que estão significativamente presentes em dois núcleos da Exposição. A revista A Águia, como órgão oficial da Renascença Portuguesa, estabelece a ligação com a 1ª série da sua publicação, nos primeiros meses da República, de Dezembro de 1910 a Julho de 1911.
Uma parte importante da Exposição é constituída pela presença do património de pensamento ligado ao movimento da Renascença Portuguesa nas actividades desenvolvidas pela Faculdade de Filosofia, de modo particular através da Revista Portuguesa de Filosofia e outras publicações.
Fazem parte dos documentos em exposição, os materiais produzidos para a Exposição original, concebida pelo Doutor Arnaldo de Pinho, do Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa, e pela Doutora Celeste Natário, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, e que esteve patente na Biblioteca Municipal do Porto, de 01 de Abril a 31 de Maio de 2011.
A entrada é livre, no horário de funcionamento da Faculdade de Filosofia.