A Águia, órgão do Movimento da Renascença Portuguesa, foi uma das mais importantes revistas do início do século XX em Portugal. No século XXI, a Nova Águia, órgão do MIL: Movimento Internacional Lusófono, tem sido cada vez mais reconhecida como "a única revista portuguesa de qualidade que, sem se envergonhar nem pedir desculpa, continua a reflectir sobre o pensamento português". 
Sede Editorial: Zéfiro - Edições e Actividades Culturais, Apartado 21 (2711-953 Sintra). 
Sede Institucional: MIL - Movimento Internacional Lusófono, Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa). 
Contactos: novaaguia@gmail.com ; 967044286. 

Donde vimos, para onde vamos...

Donde vimos, para onde vamos...
Ângelo Alves, in "A Corrente Idealistico-gnóstica do pensamento português contemporâneo".

Manuel Ferreira Patrício, in "A Vida como Projecto. Na senda de Ortega e Gasset".

Onde temos ido: Mapiáguio (locais de lançamentos da NOVA ÁGUIA)

Albufeira, Alcáçovas, Alcochete, Alcoutim, Alhos Vedros, Aljezur, Aljustrel, Allariz (Galiza), Almada, Almodôvar, Alverca, Amadora, Amarante, Angra do Heroísmo, Arraiolos, Assomada (Cabo Verde), Aveiro, Azeitão, Baía (Brasil), Bairro Português de Malaca (Malásia), Barcelos, Batalha, Beja, Belmonte, Belo Horizonte (Brasil), Bissau (Guiné), Bombarral, Braga, Bragança, Brasília (Brasil), Cacém, Caldas da Rainha, Caneças, Campinas (Brasil), Carnide, Cascais, Castro Marim, Castro Verde, Chaves, Cidade Velha (Cabo Verde), Coimbra, Coruche, Díli (Timor), Elvas, Ericeira, Espinho, Estremoz, Évora, Faial, Famalicão, Faro, Felgueiras, Figueira da Foz, Freixo de Espada à Cinta, Fortaleza (Brasil), Guarda, Guimarães, João Pessoa (Brasil), Juiz de Fora (Brasil), Lagoa, Lagos, Leiria, Lisboa, Loulé, Loures, Luanda (Angola), Mafra, Mangualde, Marco de Canavezes, Mem Martins, Messines, Mindelo (Cabo Verde), Mira, Mirandela, Montargil, Montijo, Murtosa, Nazaré, Nova Iorque (EUA), Odivelas, Oeiras, Olhão, Ourense (Galiza), Ovar, Pangim (Goa), Pinhel, Pisa (Itália), Ponte de Sor, Pontevedra (Galiza), Portalegre, Portimão, Porto, Praia (Cabo Verde), Queluz, Recife (Brasil), Redondo, Régua, Rio de Janeiro (Brasil), Rio Maior, Sabugal, Sacavém, Sagres, Santarém, Santiago de Compostela (Galiza), São Brás de Alportel, São João da Madeira, São João d’El Rei (Brasil), São Paulo (Brasil), Seixal, Sesimbra, Setúbal, Silves, Sintra, Tavira, Teresina (Brasil), Tomar, Torres Novas, Torres Vedras, Trofa, Turim (Itália), Viana do Castelo, Vigo (Galiza), Vila do Bispo, Vila Meã, Vila Nova de Cerveira, Vila Nova de Foz Côa, Vila Nova de São Bento, Vila Real, Vila Real de Santo António e Vila Viçosa.

domingo, 5 de junho de 2011

12 de Junho: Festa do Divino Espírito Santo em Messines

No próximo dia 12 de Junho, Messines terá a oportunidade de se destacar como a localidade no Continente Português , onde se comemorará o dia de Pentecostes, em simultâneo com a Festa do Divino Espírito Santo.
A iniciativa resulta de mais uma parceria construída localmente entre a Caixa de Crédito Agrícola de Messines , a Junta de Freguesia de Messines, a Fábrica da Igreja de S Bartolomeu de Messines, o Grupo de Teatro Penedo Grande, o Agrupamento de Escolas EB 2,3 João de Deus, o Jardim Escola João de Deus, a Casa dos Açores no Algarve, e a colaboração da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa.
O início das festividades, terá lugar logo na quarta feira, dia 7 de Junho, pelas 18 horas, no salão da Junta de Freguesia, com uma excelente exposição de fotografias com temas do Espírito Santo nos Açores e réplicas em miniatura de Impérios de várias das Irmandades.
No dia 12 de Junho, dia de Pentecostes, o cortejo que será acompanhado pela Banda Filarmónica Silvense, iniciar-se-á pelas 11 horas, na ala sul do adro da Igreja matriz, junto de uma réplica de um Império do Espírito Santo, para o efeito ali colocada. Depois serão percorridas algumas das artérias da vila de S Bartolomeu de Messines, em especial, as que foram testemunhas do nascimento e vivência de João de Deus, por todos considerado o poeta do AMOR e da obra á CRIANÇA.
De seguida, já no interior da Igreja, teremos a celebração litúrgica com a missa, bênção da coroa e coroação do Imperador/es crianças, com música sacra ajustada ao acontecimento e interpretada pelo músico Rão Kyao.
Concluído o rito, o acontecimento passará a uma acção prática, com mais uma manifestação de confraternização de todos os participantes, num bodo ( oferta) de pão , junto ao Império, e num bodo de sopas do Espírito Santo”( almoço ) confeccionado segundo receitas genuínas oriundas da ilha Graciosa, e que terá lugar na Escola EB 2,3 João de Deus.
A tradição teológica joaquimita ( de Joaquim de Fiore) criada no século XII e introduzida em Portugal pela Rainha Santa Isabel (de Aragão) , esposa de D. Dinis, constitui para muitos dos grandes pensadores portugueses ao longo de todos os tempos, a fundamentação espiritual da “arte de ser português”.
Em Portugal, os Açores representam o centro de intensa prática e fé deste culto único, já que no continente há muito que se esqueceu a sua razão, excepção feita de forma não contínua a Penedo, localidade situada na Serra de Sintra , a Sardoal, a Alenquer e a Tomar, com a Festa dos Tabuleiros, embora esta já se distancie muito do rito original. No Algarve, admite-se que a mais recente manifestação pública tenha sido realizada em Tavira, em meados do já longínquo século XIX. No entanto, desde 1996 a Casa dos Açores no Algarve tem promovido, de forma meritória, a celebração do acontecimento em vários dos concelhos da Região.
Ao longo da história, a organização popular sobrepôs-se a qualquer hierarquia eclesiástica, pelo que as Irmandades ( associações de devotos) sempre tiveram a liberdade de determinar as formas , os rituais e as demais características das comemorações. Para tal, as Irmandades dispõem por regra, de local apropriado – Império -para a sua reunião, trabalho de organização e depósito dos seus pertences, nomeadamente, o respectivo estandarte, coroa , ceptro e bandeja. Uma coroa e uma pomba branca encimam por regra a cimeira da fachada do edifício do Império, enquanto símbolos da tradição ali sediada.
Estas Irmandades, como associações de cidadãos livremente unidos pela Fé no Divino Espírito Santo , tem sido ao longo de séculos, organizações de solidariedade social e entreajuda únicas, porque de criação espontânea e genuína, e porque não tem outra obediência que não ao que vier a ser determinado pelos próprios irmãos.
Regularmente, são designados os irmãos que deverão ser responsáveis ( Mordomo e festeiros) pelos festejos e outras práticas necessárias ao mesmo, tal como a recolha de meios ou cotizações em espécie ( carne, pão ,vinho, leite...) ou dinheiro.
De forma simples, o que se pretende nesta tradição, a do ESPIRITO SANTO, é apresentar a FÉ no DIVINO e a ESPERANÇA de que nesta época, que será a terceira e a última, depois das primeiras Pessoas da Santíssima Trindade, do PAI e do FILHO, na qual os homens viverão em paz, harmonia , e terão , finalmente, a possibilidade de usufruir de uma vida que não os levará a cometer crimes, porque cada um terá o que precisa.
A coroação do IMPERADOR do Mundo numa criança, traduz simbolicamente, essa mesma época, na qual reinará tão simplesmente a pureza de uma criança.
Em tempos idos era prática libertar um preso, e ofertar bodos abertos a todos sem excepção, como demonstração da solidariedade.
Relendo o “Imperador da língua portuguesa” - Padre António Vieira, no seu célebre Sermão do Espírito Santo, podemos descobrir citações tais como:
...só o Espírito Santo ensina, porque ilumina por dentro....
...para ensinar, sempre é necessário amar e saber, porque quem não ama não quer, e quem não sabe não pode...
Também Agostinho da Silva, filho de algarvio de Tavira, foi convicto crente nesta corrente teológica e tradição, tão assumidamente portuguesa, não se cansando de difundir o seu pensamento , com mensagens como este simples poema,
....Divino Espírito Santo
senhor do imprevisível
me toma pois na verdade
só quero o que for incrível....
Por último, cremos que o nosso João de Deus, cujo filho mais velho foi baptizado com nome de José do Espírito Santo e o seu irmão mais chegado se chamava António do Espírito Santo , só poderá ter sido um devoto do Divino Espírito Santo, pela simples evidência de ter centrado a sua atenção e saber no exercício de uma vida dedicada á criança, porque dele só nos chegaram testemunhos de AMOR para com todos as coisas .