A Águia, órgão do Movimento da Renascença Portuguesa, foi uma das mais importantes revistas do início do século XX em Portugal. No século XXI, a Nova Águia, órgão do MIL: Movimento Internacional Lusófono, tem sido cada vez mais reconhecida como "a única revista portuguesa de qualidade que, sem se envergonhar nem pedir desculpa, continua a reflectir sobre o pensamento português". 
Sede Editorial: Zéfiro - Edições e Actividades Culturais, Apartado 21 (2711-953 Sintra). 
Sede Institucional: MIL - Movimento Internacional Lusófono, Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa). 
Contactos: novaaguia@gmail.com ; 967044286. 

Donde vimos, para onde vamos...

Donde vimos, para onde vamos...
Ângelo Alves, in "A Corrente Idealistico-gnóstica do pensamento português contemporâneo".

Manuel Ferreira Patrício, in "A Vida como Projecto. Na senda de Ortega e Gasset".

Onde temos ido: Mapiáguio (locais de lançamentos da NOVA ÁGUIA)

Albufeira, Alcáçovas, Alcochete, Alcoutim, Alhos Vedros, Aljezur, Aljustrel, Allariz (Galiza), Almada, Almodôvar, Alverca, Amadora, Amarante, Angra do Heroísmo, Arraiolos, Assomada (Cabo Verde), Aveiro, Azeitão, Baía (Brasil), Bairro Português de Malaca (Malásia), Barcelos, Batalha, Beja, Belmonte, Belo Horizonte (Brasil), Bissau (Guiné), Bombarral, Braga, Bragança, Brasília (Brasil), Cacém, Caldas da Rainha, Caneças, Campinas (Brasil), Carnide, Cascais, Castro Marim, Castro Verde, Chaves, Cidade Velha (Cabo Verde), Coimbra, Coruche, Díli (Timor), Elvas, Ericeira, Espinho, Estremoz, Évora, Faial, Famalicão, Faro, Felgueiras, Figueira da Foz, Freixo de Espada à Cinta, Fortaleza (Brasil), Guarda, Guimarães, João Pessoa (Brasil), Juiz de Fora (Brasil), Lagoa, Lagos, Leiria, Lisboa, Loulé, Loures, Luanda (Angola), Mafra, Mangualde, Marco de Canavezes, Mem Martins, Messines, Mindelo (Cabo Verde), Mira, Mirandela, Montargil, Montijo, Murtosa, Nazaré, Nova Iorque (EUA), Odivelas, Oeiras, Olhão, Ourense (Galiza), Ovar, Pangim (Goa), Pinhel, Pisa (Itália), Ponte de Sor, Pontevedra (Galiza), Portalegre, Portimão, Porto, Praia (Cabo Verde), Queluz, Recife (Brasil), Redondo, Régua, Rio de Janeiro (Brasil), Rio Maior, Sabugal, Sacavém, Sagres, Santarém, Santiago de Compostela (Galiza), São Brás de Alportel, São João da Madeira, São João d’El Rei (Brasil), São Paulo (Brasil), Seixal, Sesimbra, Setúbal, Silves, Sintra, Tavira, Teresina (Brasil), Tomar, Torres Novas, Torres Vedras, Trofa, Turim (Itália), Viana do Castelo, Vigo (Galiza), Vila do Bispo, Vila Meã, Vila Nova de Cerveira, Vila Nova de Foz Côa, Vila Nova de São Bento, Vila Real, Vila Real de Santo António e Vila Viçosa.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

INAUGURAÇÃO OFICIAL EM CAVIÃO, VALE DE CAMBRA, DO MUSEU BIBLIOTECA DR. MANUEL LUCIANO DA SILVA

A Associação Dr. Manuel Luciano da Silva dispõe agora de três novos espaços museológicos
e inicia um Ciclo de Exposições de Arte, com uma mostra do artista António De Matos Ferreira
que vai fazer oferta ao Museu de um QUADRO TRÍPTICO de grandes dimensões sobre Colombo

Convidamos V. Exª. a partilhar com a Associação Dr. Manuel Luciano da Silva, através da sua presença, a Inauguração Oficial do MUSEU BIBLIOTECA DR. MANUEL LUCIANO DA SILVA, em Cavião, Concelho de Vale de Cambra, com os seus novos espaços museológicos, no dia 11 de Dezembro de 2010, às 15.00 horas.

Os novos espaços são:

- "MUSEU COLOMBO PORTUGUÊS", um Centro de Interpretação e Exposição Permanente, Bibliográfica e Documental, um dos três únicos espaços dedicados ao tema em Portugal, juntamente com a Casa Colombo em Vale do Paraíso e o Centro Cristóvão Colon em Cuba, no Alentejo;

- “CASA MUSEU LUCIANO DA SILVA”, no local onde o ilustre português e notável investigador nasceu em 5 de Setembro de 1926, que mostrará o seu percurso de vida desde o berço até à atualidade;

- “OS PORTUGUESES E A PEDRA DE DIGHTON”, uma Exposição Permanente junto à réplica da Pedra de Dighton, no jardim do Museu Biblioteca;

Durante a cerimónia, será anunciada a criação de um novo espaço futuro que vai nascer em 2011, denominado CIL – “CENTRO DE INTERPRETAÇÃO LUSÍADA”, destinado a ilustrar e documentar A IMPORTÂNCIA DOS PORTUGUESES NA HISTÓRIA DA HUMANIDADE.

Será feita oferta ao Museu Biblioteca de uma OBRA DE ARTE de grandes dimensões sobre Cristóvão Colon, nobre e português, pelo artista nacional De Matos Ferreira, que estará presente e fará a doação em pessoa.

A obra consiste num quadro tríptico a óleo sobre tela e relevo, com cerca de dois por três metros, que ocupará um lugar nobre no Museu em Cavião e será descerrado por duas personalidades da vida pública nacional.

O Museu Biblioteca na mesma data um novo Ciclo de Exposições de Arte, inaugurando uma Exposição de Pintura do mesmo artista, o português António De Matos Ferreira, que ficará aberta ao público durante um mês.

Estarão presentes individualidades ligadas à cultura, ao poder político e à sociedade civil, local e nacional, particularmente empenhadas em auxiliar o Museu Biblioteca Dr. Manuel Luciano da Silva na prossecução do seu objetivo de ser um pólo cultural de valorização da interioridade e promoção de eventos dirigidos às populações, por forma a reporem verdades históricas, corrigir histórias mal contadas e contribuir para a dignificação do passado, presente e futuro deste magnífico povo que somos.

Usarão da palavra várias entidades, incluindo o próprio Dr. Manuel Luciano da Silva, por vídeo-conferência, em directo dos Estados Unidos, num programa que será brevemente anunciado ao público.

Os acontecimentos do dia 11 de Dezembro terminarão com um Porto de Honra no local e jantar na Serra do Gestoso, junto a Cavião, para convívio e confraternização entre os participantes.

Estão já confirmadas as presenças, entre muitos outros, do Presidente Carlos Calado da Associação Cristóvão Colon (autor do projecto do "Centro Cristóvão Colon" no Alentejo), do Presidente da Câmara Municipal de Cuba, Francisco Orelha (fundador da única estátua no mundo que ostenta o nome correcto do navegador), do historiador José António Machado Pereira (director da "Casa Colombo" em Vale do Paraíso, local na Europa onde Colombo se dirigiu imediatamente após a descoberta do Novo Mundo e onde se encontrou com D. João II), do Professor Doutor José Ferreira Coelho (amigo pessoal do Dr. Manuel Luciano da Silva e investigador especializado na história e significado da Pedra de Dighton) e do artista português António De Matos Ferreira.

Prevê-se uma forte presença da comunicação social, incluindo os dois jornais da cidade de Vale de Cambra. O canal televisivo "Regiões TV" fará deslocar uma equipa de reportagem para cobrir esta data de tão grande significado para a cultura portuguesa, para o Museu Biblioteca e para a região.

Museu Biblioteca Dr. Manuel Luciano da Silva
Pedro Laranjeira - Diretor - +351 256 425 966
info@lucianodasilva.com - www.lucianodasilva.com