A Águia, órgão do Movimento da Renascença Portuguesa, foi uma das mais importantes revistas do início do século XX em Portugal. No século XXI, a Nova Águia, órgão do MIL: Movimento Internacional Lusófono, tem sido cada vez mais reconhecida como "a única revista portuguesa de qualidade que, sem se envergonhar nem pedir desculpa, continua a reflectir sobre o pensamento português". 
Sede Editorial: Zéfiro - Edições e Actividades Culturais, Apartado 21 (2711-953 Sintra). 
Sede Institucional: MIL - Movimento Internacional Lusófono, Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa). 
Contactos: novaaguia@gmail.com ; 967044286. 

Donde vimos, para onde vamos...

Donde vimos, para onde vamos...
Ângelo Alves, in "A Corrente Idealistico-gnóstica do pensamento português contemporâneo".

Manuel Ferreira Patrício, in "A Vida como Projecto. Na senda de Ortega e Gasset".

Onde temos ido: Mapiáguio (locais de lançamentos da NOVA ÁGUIA)

Albufeira, Alcáçovas, Alcochete, Alcoutim, Alhos Vedros, Aljezur, Aljustrel, Allariz (Galiza), Almada, Almodôvar, Alverca, Amadora, Amarante, Angra do Heroísmo, Arraiolos, Assomada (Cabo Verde), Aveiro, Azeitão, Baía (Brasil), Bairro Português de Malaca (Malásia), Barcelos, Batalha, Beja, Belmonte, Belo Horizonte (Brasil), Bissau (Guiné), Bombarral, Braga, Bragança, Brasília (Brasil), Cacém, Caldas da Rainha, Caneças, Campinas (Brasil), Carnide, Cascais, Castro Marim, Castro Verde, Chaves, Cidade Velha (Cabo Verde), Coimbra, Coruche, Díli (Timor), Elvas, Ericeira, Espinho, Estremoz, Évora, Faial, Famalicão, Faro, Felgueiras, Figueira da Foz, Freixo de Espada à Cinta, Fortaleza (Brasil), Guarda, Guimarães, João Pessoa (Brasil), Juiz de Fora (Brasil), Lagoa, Lagos, Leiria, Lisboa, Loulé, Loures, Luanda (Angola), Mafra, Mangualde, Marco de Canavezes, Mem Martins, Messines, Mindelo (Cabo Verde), Mira, Mirandela, Montargil, Montijo, Murtosa, Nazaré, Nova Iorque (EUA), Odivelas, Oeiras, Olhão, Ourense (Galiza), Ovar, Pangim (Goa), Pinhel, Pisa (Itália), Ponte de Sor, Pontevedra (Galiza), Portalegre, Portimão, Porto, Praia (Cabo Verde), Queluz, Recife (Brasil), Redondo, Régua, Rio de Janeiro (Brasil), Rio Maior, Sabugal, Sacavém, Sagres, Santarém, Santiago de Compostela (Galiza), São Brás de Alportel, São João da Madeira, São João d’El Rei (Brasil), São Paulo (Brasil), Seixal, Sesimbra, Setúbal, Silves, Sintra, Tavira, Teresina (Brasil), Tomar, Torres Novas, Torres Vedras, Trofa, Turim (Itália), Viana do Castelo, Vigo (Galiza), Vila do Bispo, Vila Meã, Vila Nova de Cerveira, Vila Nova de Foz Côa, Vila Nova de São Bento, Vila Real, Vila Real de Santo António e Vila Viçosa.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Em Dezembro

UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA

FACULDADE DE FILOSOFIA

CENTRO REGIONAL DE BRAGA


Colóquio Internacional

CULTURA PORTUGUESA – INTERCULTURALIDADE E LUSOFONIA

02 e 03 de Dezembro de 2010

Organização

Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos da Faculdade de Filosofia de Braga da UCP

Apresentação

A pergunta sobre o sentido da cultura, e da cultura portuguesa em particular, faz parte da nossa vida quotidiana e de áreas significativas da nossa investigação. O convívio com outras culturas foi particularmente intenso no processo histórico peninsular, numa relação de profunda simbiose no período medieval, e intensificado com a diversidade de povos e de culturas que os descobrimentos proporcionaram a partir da época renascentista. A criação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa e o movimento da lusofonia continuam a manter vivo esse espírito da nossa cultura, a partir da partilha de identidade linguística, a língua portuguesa.

A convivência multicultural, que é cada vez mais um elemento integrante da sociedade de hoje, vem reforçar a consciência dessa vocação histórica da cultura portuguesa. Nessa convivência, a presença entre nós de pessoas, grupos e comunidades lusófonas de outras nacionalidades representa também um desafio à compreensão e ao acolhimento de identidades culturais que não têm sido objecto da atenção e da entreajuda de integração que lhes é devida. Os estudos recentes sobre interculturalidade e multiculturalidade oferecem um importante contributo para o aprofundamento dessa dimensão da cultura portuguesa.

É objectivo do Colóquio estimular a reflexão e o debate sobre o sentido e a actualidade da dimensão intercultural da cultura portuguesa, enquanto expressão e vivência de reconhecimento e de compreensão profunda do outro, e, simultaneamente, de afirmação da identidade de cada um dos interlocutores. O confronto com experiências actuais de reflexão, sobre outras situações de raízes culturais múltiplas e de convivência multicultural, contribuirá para aprofundar esse mesmo objectivo, numa dimensão de universalismo e de globalização. Nesse sentido se insere o cariz interdisciplinar do Colóquio, com o convite à participação e intervenção das diversas áreas científicas que convergem para os mesmos centros de interesse e de investigação.

A comemoração de um século de vida nacional, sob a bandeira de uma democracia com propósitos renovadores, e que passou por várias fases, constitui redobrada motivação para uma participação activa e empenhada no debate dos temas que serão apresentados. Será dado particular relevo ao sentido de renovação cultural que a publicação da revista A Águia representou, a partir de Dezembro de 1910, e com o projecto cultural que o movimento da Renascença Portuguesa lhe conferiu.

Para além de cinco conferências plenárias, o Colóquio constará de sessões paralelas com comunicações sobre as seguintes áreas temáticas:

sentido da cultura portuguesa;

lusofonia e memória histórica;

interculturalidade e multiculturalidade;

construção de identidades.

Comissão Organizadora

José Gama (coordenação)

Armanda Gonçalves

Fabrizia Raguso

José António Alves

Manuela Taveira

Maria Helena Palhinha

Comissão Científica

Armanda Gonçalves - Universidade Católica Portuguesa - Braga

Fabrizia Raguso - Universidade Católica Portuguesa - Braga

João Maria André - Universidade de Coimbra

José Gama - Universidade Católica Portuguesa - Braga

Maria Celeste Natário - Universidade do Porto

Maria Helena Palhinha - Universidade Católica Portuguesa - Braga

Miquel Àngel Essonha - Centro UNESCO da Catalunha, Espanha

Onésimo Teotónio Almeida –Brown University, Providence, USA

Rosa Cabecinhas - Universidade do Minho

Pedro Calafate - Universidade de Lisboa


Conferencistas convidados

Adriano Moreira - Academia das Ciências / Universidade Católica Portuguesa

Maria Celeste Natário - Universidade do Porto

Miquel Àngel Essonha - Centro UNESCO da Catalunha, Espanha

Onésimo Teotónio Almeida –Brown University, Providence, USA

Rosa Cabecinhas - Universidade do Minho


Painéis Temáticos

Armanda Gonçalves - Universidade Católica Portuguesa - Braga

Maria Helena Palhinha - Universidade Católica Portuguesa - Braga

Diana Vallescar - Universidade Católica Portuguesa - Braga

Fabrizia Raguso - Universidade Católica Portuguesa - Braga

Luís Cunha - Universidade do Minho

Pedro Calafate - Universidade de Lisboa

Renato Epifânio - Universidade de Lisboa, Centro de Filosofia

Chamada de comunicações

Convidam-se académicos e investigadores de diferentes disciplinas a apresentarem comunicações sobre tópicos relacionados com a “Cultura Portuguesa – Interculturalidade e Lusofonia”, integrados nas seguintes áreas temáticas:

1 - Sentido da cultura portuguesa

2 - Lusofonia e memória histórica

3 - Interculturalidade e multiculturalidade

4 - Construção de identidades.

As comunicações terão a duração de 20 minutos, mais 10 minutos para discussão, e serão apresentadas em sessões paralelas.

Os resumos das comunicações propostas não devem ultrapassar as 500 palavras (excluindo referências) e devem explicitar claramente objectivos e questões, enquadramento teórico e métodos de análise, dados e resultados esperados. Os resumos serão avaliados anonimamente.

O prazo para a submissão dos resumos é 15 de Outubro de 2010. A notificação de aceitação será feita em 25 de Outubro de 2010.

O resumo deverá ser enviado em anexo, preferencialmente em formato Word ou RTF, para o seguinte endereço electrónico:

interculturalidade.lusofonia@gmail.com

O resumo não pode mencionar o(s) autor(es) nem a sua instituição ou o seu endereço. O assunto do e-mail deverá ter a palavra “resumo” e o corpo do e-mail deverá conter a seguinte informação:

1- nome(s) do autor(es)

2- instituição(ções) a que pertence(m)

3- título da comunicação

4- uma (ou mais) das quatro áreas temáticas referidas

5- endereço completo

6- endereço electrónico (e-mail)

7- número de telefone e/ou fax

Está prevista a publicação das actas do Colóquio. Os textos das comunicações não podem exceder as 5000 palavras e devem ser entregues em data e em condições a anunciar, segundo regras de estilo a divulgar também posteriormente. Os textos para publicação serão sujeitos a avaliação pela Comissão Científica.

Inscrições

Geral: 70 Euros
Estudantes graduados e colaboradores institucionais: 25 Euros
Estudantes não graduados: 15 Euros

Jantar-convívio (02.12.2010, 20.00h): 25 Euros

Contactos

E-mail: interculturalidade.lusofonia@gmail.com

Tel. +351 253208075 (José António Alves)

Fax +351 253208073

Colóquio Internacional

Cultura Portuguesa – Interculturalidade e Lusofonia

a/c José Gonçalves Gama

Universidade Católica Portuguesa

Faculdade de Filosofia

Praça da Faculdade de Filosofia, 1

P-4710-297 Braga

Portugal