A Águia, órgão do Movimento da Renascença Portuguesa, foi uma das mais importantes revistas do início do século XX em Portugal. No século XXI, a Nova Águia, órgão do MIL: Movimento Internacional Lusófono, tem sido cada vez mais reconhecida como "a única revista portuguesa de qualidade que, sem se envergonhar nem pedir desculpa, continua a reflectir sobre o pensamento português". 
Sede Editorial: Zéfiro - Edições e Actividades Culturais, Apartado 21 (2711-953 Sintra). 
Sede Institucional: MIL - Movimento Internacional Lusófono, Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa). 
Contactos: novaaguia@gmail.com ; 967044286. 

Donde vimos, para onde vamos...

Donde vimos, para onde vamos...
Ângelo Alves, in "A Corrente Idealistico-gnóstica do pensamento português contemporâneo".

Manuel Ferreira Patrício, in "A Vida como Projecto. Na senda de Ortega e Gasset".

Onde temos ido: Mapiáguio (locais de lançamentos da NOVA ÁGUIA)

Albufeira, Alcáçovas, Alcochete, Alcoutim, Alhos Vedros, Aljezur, Aljustrel, Allariz (Galiza), Almada, Almodôvar, Alverca, Amadora, Amarante, Angra do Heroísmo, Arraiolos, Assomada (Cabo Verde), Aveiro, Azeitão, Baía (Brasil), Bairro Português de Malaca (Malásia), Barcelos, Batalha, Beja, Belmonte, Belo Horizonte (Brasil), Bissau (Guiné), Bombarral, Braga, Bragança, Brasília (Brasil), Cacém, Caldas da Rainha, Caneças, Campinas (Brasil), Carnide, Cascais, Castro Marim, Castro Verde, Chaves, Cidade Velha (Cabo Verde), Coimbra, Coruche, Díli (Timor), Elvas, Ericeira, Espinho, Estremoz, Évora, Faial, Famalicão, Faro, Felgueiras, Figueira da Foz, Freixo de Espada à Cinta, Fortaleza (Brasil), Guarda, Guimarães, João Pessoa (Brasil), Juiz de Fora (Brasil), Lagoa, Lagos, Leiria, Lisboa, Loulé, Loures, Luanda (Angola), Mafra, Mangualde, Marco de Canavezes, Mem Martins, Messines, Mindelo (Cabo Verde), Mira, Mirandela, Montargil, Montijo, Murtosa, Nazaré, Nova Iorque (EUA), Odivelas, Oeiras, Olhão, Ourense (Galiza), Ovar, Pangim (Goa), Pinhel, Pisa (Itália), Ponte de Sor, Pontevedra (Galiza), Portalegre, Portimão, Porto, Praia (Cabo Verde), Queluz, Recife (Brasil), Redondo, Régua, Rio de Janeiro (Brasil), Rio Maior, Sabugal, Sacavém, Sagres, Santarém, Santiago de Compostela (Galiza), São Brás de Alportel, São João da Madeira, São João d’El Rei (Brasil), São Paulo (Brasil), Seixal, Sesimbra, Setúbal, Silves, Sintra, Tavira, Teresina (Brasil), Tomar, Torres Novas, Torres Vedras, Trofa, Turim (Itália), Viana do Castelo, Vigo (Galiza), Vila do Bispo, Vila Meã, Vila Nova de Cerveira, Vila Nova de Foz Côa, Vila Nova de São Bento, Vila Real, Vila Real de Santo António e Vila Viçosa.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

"Pare, Escute, Olhe"

.
"Dezembro de 91. Uma decisão política encerra metade da centenária linha ferroviária do Tua, entre Bragança e Mirandela. Quinze anos depois, o apito do comboio apenas ecoa na memória dos transmontanos. A sentença amputou o rumo de desenvolvimento e acentuou as assimetrias entre o litoral e o interior de Portugal, tornando-o no país mais centralista da Europa Ocidental. (...) Agora, o comboio que ainda serpenteia por entre fragas do idílico vale do Tua é ameaçado por uma barragem que inundará aquela que é considerada uma das três mais belas linhas ferroviárias da Europa".


Caros amigos,

O filme de Jorge Pelicano "Pare, Escute, Olhe", já com vários prémios atribuídos, está actualmente em exibição em três salas de cinema, no Porto e em Lisboa.
Os horários são os seguintes:


LUSOMUNDO AMOREIRAS | LISBOA

[13h50|16h40|19H|21h30|00h]



CINEMA CITY ALVALADE | LISBOA

[13H30 | 15H40 | 17H40 | 19H40 | 21H40 | 00H10 (fim-de-semana)



LUSOMUNDO PARQUE NASCENTE | PORTO

[13h30|16h15|19H|22h|00h30]


Para que o "Pare, Escute, Olhe" possa percorrer outras salas, no resto do país, é necessário e urgente que cada um de nós divulgue e convide amigos e familiares a verem o filme no cinema mais próximo...

No Porto, juntamente com alguns amigos estamos a organizar para a próxima quarta-feira (14 de Abril) uma ida ao cinema para assistirmos ao "Pare, escute, Olhe"! Escolhemos a sessão das 19h00.

O grupo está a crescer e cada um tem a responsabilidade de divulgar e de convidar outros amigos! Venham também participar desta iniciativa e ver um magnifico documentário que retrata o quotidiano e a realidade de muitos transmontanos...e não só! A realidade da politica portuguesa, do despovoamento, do abandono...

Quarta-feira, será também mais uma oportunidade para reencontrar amigos de sempre, do Tua e de outras causas, igualmente importantes!

Depois do filme, bom...há que reflectir...e agir!
O que podemos fazer ainda para salvar a Linha do Tua?

Se necessário mais informação para a organização do grupo ou de contactos, por favor falem comigo! Envio os contactos abaixo.

Espero vê-los em breve "num cinema perto de si"...

Cumprimentos e até quarta!
Lá nos encontraremos, a partir das 18h30, junto aos cinemas do Parque Nascente, no Porto (próximo da Estação CP de Contumil).

Célia Quintas (936600374 ou celiaquintas@yahoo.com)