MIL: PRINCIPAIS PROPOSTAS
1. "Força Lusófona de Manutenção de Paz", para acorrer às situações vividas em Timor-Leste e na Guiné-Bissau, por exemplo.
2. “Passaporte Lusófono”, uma das mais marcantes bandeiras de Agostinho da Silva, uma das personalidades cujo pensamento mais inspira o nosso ideário, em prol da livre circulação das pessoas no espaço lusófono.
3. Defesa de candidaturas independentes à Assembleia da República Portuguesa, de modo a revitalizar a nossa democracia.
4. “Canal Lusófono de Televisão”, a ser gerido por todos os países da CPLP.
5. “Banco de Desenvolvimento Lusófono”, enquanto instrumento de cooperação entre todos os países da CPLP.
MIL: PRINCIPAIS INICIATIVAS
1. Debates públicos: o primeiro sobre o futuro da CPLP, em que foram oradores Lauro Moreira (Embaixador do Brasil na CPLP) e Miguel Real (membro do Conselho Consultivo do MIL); o segundo sobre a situação na Guiné-Bissau, em que o orador foi Francisco José Fadul (ex-Primeiro-Ministro da Guiné-Bissau e membro do Conselho Consultivo do MIL); o terceiro sobre a condição lusófona da Galiza, em que foram oradores Alexandre Banhos Campo e José Manuel Barbosa, membros do Conselho Consultivo do MIL e da AGAL (Associação Galega da Língua).
2. Recolhas de livros: uma para Timor-Leste, em parceria com a Associação de Apoio da Diocese de Baucau; outra para a Guiné-Bissau, em parceria com a ONG Ajuda Amiga.
3. Instituição do Prémio Personalidade Lusófona do Ano – vencedor de 2009: Lauro Moreira, Embaixador do Brasil na CPLP.
MIL: MOVIMENTO INTERNACIONAL LUSÓFONO
www.movimentolusofono.org
(facebook: http://www.facebook.com/group.php?gid=2391543356)
(blogue: http://www.mil-hafre.blogspot.com/)
O MIL: MOVIMENTO INTERNACIONAL LUSÓFONO é um movimento cultural e cívico que conta já com mais de dois milhares de adesões, de todos os países da CPLP.Se quiser aderir ao MIL, basta enviar um e-mail: adesao@movimentolusofono.org
Indicar: nome, e-mail e área de residência.
MIL-COMISSÃO EXECUTIVA:António José Borges, Casimiro Ceivães, Eurico Ribeiro, José Pires F., Renato Epifânio (porta-voz) e Rui Martins.
MIL-CONSELHO CONSULTIVO:Alexandre Banhos Campo (Galiza), Amândio Silva (Portugal), Amorim Pinto (Goa), Artur Alonso Novelhe (Galiza), Carlos Frederico Costa Leite (Brasil), Carlos Vargas (Portugal), Fernando Sacramento (Portugal), Francisco José Fadul (Guiné-Bissau), Jorge Ferrão (Moçambique), Jorge da Paz Rodrigues (Portugal), José António Sequeira Carvalho (Portugal), José Jorge Peralta (Brasil), José Luís Hopffer Almada (Cabo Verde), José Manuel Barbosa (Galiza), Lúcia Helena Alves de Sá (Brasil), Luís Costa (Timor), Luísa Timóteo (Malaca), Manuel Duarte de Sousa (Angola), Miguel Real (Portugal), Miriam de Sales Oliveira (Brasil), Nuno Rebocho (Portugal), Octávio dos Santos (Portugal), Paulo Daio (São Tomé e Príncipe), Paulo Pereira (Brasil) e Vitório Rosário Cardoso (Macau).