A Águia, órgão do Movimento da Renascença Portuguesa, foi uma das mais importantes revistas do início do século XX em Portugal. No século XXI, a Nova Águia, órgão do MIL: Movimento Internacional Lusófono, tem sido cada vez mais reconhecida como "a única revista portuguesa de qualidade que, sem se envergonhar nem pedir desculpa, continua a reflectir sobre o pensamento português". 
Sede Editorial: Zéfiro - Edições e Actividades Culturais, Apartado 21 (2711-953 Sintra). 
Sede Institucional: MIL - Movimento Internacional Lusófono, Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa). 
Contactos: novaaguia@gmail.com ; 967044286. 

Donde vimos, para onde vamos...

Donde vimos, para onde vamos...
Ângelo Alves, in "A Corrente Idealistico-gnóstica do pensamento português contemporâneo".

Manuel Ferreira Patrício, in "A Vida como Projecto. Na senda de Ortega e Gasset".

Onde temos ido: Mapiáguio (locais de lançamentos da NOVA ÁGUIA)

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quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

27 JANEIRO 1756 - O NASCIMENTO DE MOZART


DA MEMÓRIA…JOSÉ LANÇA COELHO

Wolfgang Amadeus Mozart nasceu a 27 de Janeiro de 1756. Com seis anos, estreou-se no mundo da música, ao lado da sua irmã Maria Anna, com concertos de piano, primeiro, na corte de Viena, e depois, numa ‘tournée’ entre 1763 e 1766, por várias cidades alemãs, a que se seguiram Paris e Londres, onde foi fortemente influenciado por Bach.

A precocidade é uma característica da sua personalidade, assim, aos nove anos escreveu a sua primeira ópera, intitulada Apolo e Jacinto. Com onze, a pedido do imperador José II, compôs a ópera La Finta Semplice e a ópera cómica Bastien et Bastienne, que se estrearia em Viena em 1768. Com treze, o arcebispo de Zalzburgo nomeou-o seu concertino.

No ano seguinte, 1769, realizou nova ‘tournée’, desta vez a Itália, donde voltou impressionado com a ópera italiana.

Doze anos depois muda-se para Viena e, no ano seguinte, 1782, após a estreia da sua ópera O Rapto do Serralho, casa-se com Konstanze Weber, de quem terá seis filhos, de que apenas sobrevivem dois varões. Durante este período, as condições económicas do casal Mozart agravam-se, no entanto, é a ele que correspondem a produção das suas obras-primas como: o Requiem, As Bodas de Fígaro 1786, Don Giovanni 1787, A Flauta Mágica 1791.

Em termos musicais o mérito principal de Mozart é o desenvolvimento da sonata, do quarteto de cordas, do concerto instrumental e da sinfonia.

Relativamente à ópera, libertou as formas herdadas da ópera séria, ópera-bufa e Singspiel vienense dos seus esquemas rígidos, transformou em actores as figuras simbólicas, e forneceu uma importância dramática à música através da expressão referenciada ao texto, da ampliação das cenas finais e da acentuação das cenas de conjunto.

O índice temático das obras de Mozart, para além do Requiem e das óperas, engloba 40 sinfonias, 40 canções, 31 serenatas, 43 concertos instrumentais, mais de 30 quartetos de corda, entre outras inúmeras e variadas composições musicais.

Amadeus Mozart faleceu em Viena a 5 de Dezembro de 1791.

***

DIÁRIO DO ESCRITOR


RENOVAÇÃO


Vim ao Alentejo

no início da Primavera

reabrir o grande livro da natureza,

mas foi esta que mais uma vez

me desflorou os olhos,

desfolhando-me as folhas das árvores,

dando-me o chilrear duma multidão de pássaros,

mandando-me o balir das ovelhas aguilhadas pelo Sol,

colorindo-me os pés com as flores silvestres,

enquanto o quente do vento me ciciava

- ‘volta para o ano que a eterna renovação

da vida cá te espera’ -,

e eu, na minha mesquinha finitude,

deixei-me iludir e acreditei que regressarei.

Para o ano se verá,

se a natureza me concede esse supremo dom,

que tão naturalmente é dado aos mortais.


JOSÉ LANÇA-COELHO, 27 de Janeiro de 2010