A Águia, órgão do Movimento da Renascença Portuguesa, foi uma das mais importantes revistas do início do século XX em Portugal. No século XXI, a Nova Águia, órgão do MIL: Movimento Internacional Lusófono, tem sido cada vez mais reconhecida como "a única revista portuguesa de qualidade que, sem se envergonhar nem pedir desculpa, continua a reflectir sobre o pensamento português". 
Sede Editorial: Zéfiro - Edições e Actividades Culturais, Apartado 21 (2711-953 Sintra). 
Sede Institucional: MIL - Movimento Internacional Lusófono, Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa). 
Contactos: novaaguia@gmail.com ; 967044286. 

Donde vimos, para onde vamos...

Donde vimos, para onde vamos...
Ângelo Alves, in "A Corrente Idealistico-gnóstica do pensamento português contemporâneo".

Manuel Ferreira Patrício, in "A Vida como Projecto. Na senda de Ortega e Gasset".

Onde temos ido: Mapiáguio (locais de lançamentos da NOVA ÁGUIA)

Albufeira, Alcáçovas, Alcochete, Alcoutim, Alhos Vedros, Aljezur, Aljustrel, Allariz (Galiza), Almada, Almodôvar, Alverca, Amadora, Amarante, Angra do Heroísmo, Arraiolos, Assomada (Cabo Verde), Aveiro, Azeitão, Baía (Brasil), Bairro Português de Malaca (Malásia), Barcelos, Batalha, Beja, Belmonte, Belo Horizonte (Brasil), Bissau (Guiné), Bombarral, Braga, Bragança, Brasília (Brasil), Cacém, Caldas da Rainha, Caneças, Campinas (Brasil), Carnide, Cascais, Castro Marim, Castro Verde, Chaves, Cidade Velha (Cabo Verde), Coimbra, Coruche, Díli (Timor), Elvas, Ericeira, Espinho, Estremoz, Évora, Faial, Famalicão, Faro, Felgueiras, Figueira da Foz, Freixo de Espada à Cinta, Fortaleza (Brasil), Guarda, Guimarães, Idanha-a-Nova, João Pessoa (Brasil), Juiz de Fora (Brasil), Lagoa, Lagos, Leiria, Lisboa, Loulé, Loures, Luanda (Angola), Mafra, Mangualde, Marco de Canavezes, Mem Martins, Messines, Mindelo (Cabo Verde), Mira, Mirandela, Montargil, Montijo, Murtosa, Nazaré, Nova Iorque (EUA), Odivelas, Oeiras, Olhão, Ourense (Galiza), Ovar, Pangim (Goa), Pinhel, Pisa (Itália), Ponte de Sor, Pontevedra (Galiza), Portalegre, Portimão, Porto, Praia (Cabo Verde), Queluz, Recife (Brasil), Redondo, Régua, Rio de Janeiro (Brasil), Rio Maior, Sabugal, Sacavém, Sagres, Santarém, Santiago de Compostela (Galiza), São Brás de Alportel, São João da Madeira, São João d’El Rei (Brasil), São Paulo (Brasil), Seixal, Sesimbra, Setúbal, Silves, Sintra, Tavira, Teresina (Brasil), Tomar, Torres Novas, Torres Vedras, Trofa, Turim (Itália), Viana do Castelo, Vigo (Galiza), Vila do Bispo, Vila Meã, Vila Nova de Cerveira, Vila Nova de Foz Côa, Vila Nova de São Bento, Vila Real, Vila Real de Santo António e Vila Viçosa.

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Língua Portugesa

Á Direcção da Nova Águia !
Parece-me apropriado aqui falar da invasão de textos em inglês , não só por ser este um Espaço Lusófono mas também porque , assim me pareceu desde o início em que me inscrevi , que este era , ou seria , um espaço para todos(as) , incluindo anglosaxónicos ( e outros) , mas falado e escrito em Português .
Acontece que , e não está aqui em causa a liberdade de expressão individual , haverá muita gente em Portugal e noutros países ,que não entende o inglês e , por consequência ,não poderá seguir o curso das publicações integralmente .
Para aquém e além disso , acresce que , estando nós num espaço Lusófono , não faz sentido publicar em inglês ,principalmente sabendo que , não só ,em toda a parte existe uma verdadeira invasão /intromissão violenta da cultura anglo-saxónica , como existem espaços e maneiras de ,em todo o lado , poder -se publicar em inglês .
Não deveria ser ESTE , um Espaço em que Todos(as) Escrevíamos , falávamos e NOS Entendíamos em PORTUGUÊS ?
Rogério Maciel

34 comentários:

Clarissa disse...

Tudo porque publiquei um texto em inglês? (Invasão?) Um video? E você teve uma birra histérica? Grave é você escrever em mau português, ser um malcriado que insulta gratuitamente mulheres com insinuações sexuais baixas, e ainda parecer estar afectado da síndroma "o D. Sebastião sou eu"!

Clarissa disse...

Para sua instrução, e de quem mais ignorou o texto, a carta foi enviada a Oliver Cromwell, é um texto fundamental, que mostra que foram os judeus que permitiram a primeira globalização económica moderna.
Menasseh Ben Israel é também o pai do conceito de V Império, que Vieira apenas ampliou e "cristianizou" mas pouco, porque Vieira sempre foi um "judaizante", e por isso teve a perseguição do muito pouco Santo Ofício.

Clarissa disse...

Não encontrei tradução, nem conheço uma.

Renato Epifânio disse...

Caro Rogério

Este sempre foi um espaço plural. Há muita que aqui se publica em que não me reconheço. Mas esse é o preço da pluralidade...

Ruela disse...

Mais vale ler textos em inglês do que ter de assistir ao assassinato da língua portuguesa.

Osiris disse...

Não me parece que o nosso companheiro Maciel tenha feito o comentário só pelo que Clarissa publicou!... Vejam o que se tem publicado.
Que o blogue está a atravessar uma fase de exibicionismo, creio ser inegável!
Fico agradavelmente surpreendido por o " handsome & sophisticated european gigolo" ser defensor da língua portuguesa e não só da "musíca tradicional portuguesa" de nível a ele adequado.
Não há dúvida que a vaidade, tanto como a ignorância,são bastante atrevidas.

Ruela disse...

Música...

Ruela disse...

Olha, quem te enviou?

Ruela disse...

Misturar blogues pessoais com colectivos não, isso é ser mais que ignorante.

"handsome & sophisticated european gigolo"

Para sua informação não é por vaidade...mas sim com muita honra que o uso, é um grande laço de amizade (coisas que por aqui parecem não existir), baptismo por parte de um dos mais antigos bloggers...

Osiris disse...

De facto tem razão ao interrogar-se sobre a música, porque chamar-lhe música é uma heresia. Não se esqueceu dos seus amigos Quim Roscas e Zeca Estacionâncio, pois não ?...
Se quer saber quem me enviou, posso lhe dizer que foram a educação,a decência,o sentido estético, o cavalheirismos e todos aqueles "chavões" que Vc. desconhece.
Aprenda a respeitar os outros e deixe o seu humor de lado porque ninguém lhe acha piada.

Ruela disse...

Heresia é você utilizar o nome de um deus...

Ruela disse...

Que eu saiba não faltei ao respeito com ninguém e a direcção é livre de apagar o que bem entender, não fico chateado se isso acontecer.

Parece mais uma cruzada...você entende bem o que eu quero dizer.

Ruela disse...

Ah! Esqueci-me dos artistas, era uma honra ser amigo deles, pela casa cheia parece que não sou o único que gosta...acho que estão várias gerações na sala, sem contar que participam nos principais programas da tv portuguesa.

Ruela disse...

P.S. As reticências não são uma interrogação.


"As reticências são os três primeiros passos do pensamento que continua por conta própria o seu caminho." (Mário Quintana)

Clarissa disse...

Osiris: o que sobrou depois do céu se ter sentado de cu nu numa pirâmide.

Clarissa disse...

O correio dos deuses já não é o que foi, hoje envia SMS palermas.

Ruela disse...

Só dor de cotovelo ;)

Ruela disse...

Só pode ser...
Não gostam de música estrangeira e pelos vistos também não gostam de música popular portuguesa.

Ruela disse...

Caro Osiris, só para terminar, defendo a minha língua mas não sou fanático, já que andou em reconhecimento no meu perfil deve ter reparado que sou colaborador de blogues de várias nacionalidades (esses são os que estão no perfil, pertenço a muitos mais)...

O fanatismo leva a situações como aquelas de há 8 anos atrás...

Osiris disse...

Caro Ruela !
Se pretende dar a este blogue a qualidade da nossa TV então escolheu bem a música e os artistas.Cada um tem os seus gostos.

Osiris disse...

Clarissa:foi Vc que reclamou por insultarem as mulheres com insinuações sexuais baixas ?
Se eu estivesse à sua altura dar-lhe-ia a resposta adequada.Não o faço porque "não insulto mulheres".

Osiris disse...

Meu caro Renato !
Muito se tem escrito sobre o nível a que este blogue está a chegar. Sei que não tem dúvidas sobre isso
mas se as tivesse encontraria aqui dois bons exemplos.
Eu sei que a pluridade do blogue tem implicações mas acho que mesmo ela deve ter limites.

Clarissa disse...

Deus queixa-se, mas as pirâmides continuam no mesmo lugar...

Clarissa disse...

Um, dois, três... e até veio o gato Maltês...

Clarissa disse...

"Barreeetes! Barreeetes! Vende-se barreeetes!...»

Ruela disse...

;)

Ruela disse...

Teria muito a dizer sobre a qualidade que alguns colaboradores trazem para o blogue e não só mas é melhor ficar por aqui antes que a coisa azede...
Desejo um óptimo trabalho à vossa "equipa", estão a trabalhar bem.

Rogério Maciel disse...

« Caro Rogério

Este sempre foi um espaço plural. Há muita que aqui se publica em que não me reconheço. Mas esse é o preço da pluralidade... »

Caro Renato , apesar do que disseste , continuo a achar o mesmo . O companheiro Osíris , julgo que , como tu , também entendeu .
Quando me refiro a escrever em inglês , não me referia a ninguém em particular .
Acontece que são sempre os mesmos que o fazem e , naturalmente manifesto o meu desagrado a estas pessoas .
As respostas baixas , agressivas e malcriadas , típicas de pessoas que não gostam de ser contrariadas , também não deviam pertencer a este espaço .
Perdoa Renato mas isso nada tem a ver com pluralidade .

Rogério Maciel disse...

« ... Se quer saber quem me enviou, posso lhe dizer que foram a educação,a decência,o sentido estético, o cavalheirismos e todos aqueles "chavões" que Vc. desconhece. ... »

Caro Osíris , revejo-me na sua elegância , assim como em tudo (que serve para outros(as) o que respondeu a ruela.
Cumprimentos .

Rogério Maciel disse...

Posições Incómodas

Quem se põe de bicos de pés , não tem firmeza .
Quem abre as pernas demais não anda fácilmente .
Da mesma forma , o que se mostra não brilha .
Quem defende os seus pontos de vista com obstinação não é cortês .
Quem se vangloria não será reconhecido(a).
Quem é orgulhoso(a) não possui a superioridade que pretende ter .
Tais condições , do ponto de vista do TAO , são como restos de comida , tumores no corpo ou tudo aquilo que é excrescente . (Lao Tsé)

Clarissa disse...

Macieluxcitânia disse...
Nem sei o que é que os Nightwish estão aqui a fazer ... é ridículamente antilusófono termos que estar sempre a ver nestas paragens , paisagens anglosaxónicas (ou nórdicas , neste caso )...
Já não nos basta a invasão monumental que graça em todo o lado deste paísinho da treta ?!!!?
Quando é que estes "meninos e meninas" deixam de falar e escrever mal e porcamente o Português , e começam a Aprender a sua Língua e Cultura ?
Rogério Maciel

8 de Setembro de 2009 8:20

Macieluxcitânia disse...
Tadinhas ...bbblllllzzzz ... Clarissa e Mariazinha , cócós da idiotisse , manas da espertisse saloia , intelectualoides da boca cheia ...
Que vomitório impressionante !!!
E como precisam de ser aduladas ?!?
Incrível!
Adoram aparecer para serem vistas ...e sempre juntas .
Precisam tanto de atenção !!!...nem que seja para serem mandadas á merda !... é mesmo o que eu chamo de FRUSTRADAS ... Arranjem mas é um homem !
É disso que estão a Precisar urgentemente .

11 de Setembro de 2009 2:01

Macieluxcitânia disse...
Sinomínia ...ahh , que bela palavra da intelectualice idiota que vai neste país ...
O Povo agradece e até fica mais culto ... a cultura da estupidez , da ignorância que se escreve e se veícula de maneira cultamente intelectualóide .
Para o circo e para manter o povo contentinho com a barriga cheia de miséria e estupidez , temos o Toni Carreira e a Micaela que falam melhor do que as meninas da burrice ...anda por cima frustradas que vêm para este espaço e julgam que toda gente tem de aturar "peixeiras", intelectualóides de feira ...
Escrevam mas é na "LUX" e outras quejandas ... aí sim , vocês estão bem .

11 de Setembro de 2009 8:41

Clarissa disse...

Tau, tau...

Ruela disse...

AI AI, olha que vem lá o amiguinho atrás...

Ruela disse...

"Não deveria ser ESTE , um Espaço em que Todos(as) Escrevíamos , falávamos e NOS Entendíamos em PORTUGUÊS ?"


Sim claro, quando começarem verdadeiramente a escrever em português.