A Águia, órgão do Movimento da Renascença Portuguesa, foi uma das mais importantes revistas do início do século XX em Portugal. No século XXI, a Nova Águia, órgão do MIL: Movimento Internacional Lusófono, tem sido cada vez mais reconhecida como "a única revista portuguesa de qualidade que, sem se envergonhar nem pedir desculpa, continua a reflectir sobre o pensamento português". 
Sede Editorial: Zéfiro - Edições e Actividades Culturais, Apartado 21 (2711-953 Sintra). 
Sede Institucional: MIL - Movimento Internacional Lusófono, Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa). 
Contactos: novaaguia@gmail.com ; 967044286. 

Donde vimos, para onde vamos...

Donde vimos, para onde vamos...
Ângelo Alves, in "A Corrente Idealistico-gnóstica do pensamento português contemporâneo".

Manuel Ferreira Patrício, in "A Vida como Projecto. Na senda de Ortega e Gasset".

Onde temos ido: Mapiáguio (locais de lançamentos da NOVA ÁGUIA)

Albufeira, Alcáçovas, Alcochete, Alcoutim, Alhos Vedros, Aljezur, Aljustrel, Allariz (Galiza), Almada, Almodôvar, Alverca, Amadora, Amarante, Angra do Heroísmo, Arraiolos, Assomada (Cabo Verde), Aveiro, Azeitão, Baía (Brasil), Bairro Português de Malaca (Malásia), Barcelos, Batalha, Beja, Belmonte, Belo Horizonte (Brasil), Bissau (Guiné), Bombarral, Braga, Bragança, Brasília (Brasil), Cacém, Caldas da Rainha, Caneças, Campinas (Brasil), Carnide, Cascais, Castro Marim, Castro Verde, Chaves, Cidade Velha (Cabo Verde), Coimbra, Coruche, Díli (Timor), Elvas, Ericeira, Espinho, Estremoz, Évora, Faial, Famalicão, Faro, Felgueiras, Figueira da Foz, Freixo de Espada à Cinta, Fortaleza (Brasil), Guarda, Guimarães, João Pessoa (Brasil), Juiz de Fora (Brasil), Lagoa, Lagos, Leiria, Lisboa, Loulé, Loures, Luanda (Angola), Mafra, Mangualde, Marco de Canavezes, Mem Martins, Messines, Mindelo (Cabo Verde), Mira, Mirandela, Montargil, Montijo, Murtosa, Nazaré, Nova Iorque (EUA), Odivelas, Oeiras, Olhão, Ourense (Galiza), Ovar, Pangim (Goa), Pinhel, Pisa (Itália), Ponte de Sor, Pontevedra (Galiza), Portalegre, Portimão, Porto, Praia (Cabo Verde), Queluz, Recife (Brasil), Redondo, Régua, Rio de Janeiro (Brasil), Rio Maior, Sabugal, Sacavém, Sagres, Santarém, Santiago de Compostela (Galiza), São Brás de Alportel, São João da Madeira, São João d’El Rei (Brasil), São Paulo (Brasil), Seixal, Sesimbra, Setúbal, Silves, Sintra, Tavira, Teresina (Brasil), Tomar, Torres Novas, Torres Vedras, Trofa, Turim (Itália), Viana do Castelo, Vigo (Galiza), Vila do Bispo, Vila Meã, Vila Nova de Cerveira, Vila Nova de Foz Côa, Vila Nova de São Bento, Vila Real, Vila Real de Santo António e Vila Viçosa.

domingo, 9 de agosto de 2009

O padre que sonhou andar pelo ar

por JOAQUIM FERNANDES*

Há 300 anos, Bartolomeu de Gusmão fez voar um pequeno balão de papel que permitiria dominar o mundo. Hoje, Lisboa homenageia o homem que inventou a passarola

Há três séculos, Bartolomeu de Gusmão, um jovem luso-brasileiro, nativo de Santos, sonhou construir um "instrumento de andar pelo ar". E decidiu oferecer o incrível prodígio a D. João V...

Na Petição apresentada ao soberano em Abril de 1709, enumerava o rol de utilidades que a sua mítica passarola oferecia ao Império luso: "Vantagens para o comércio, pela brevidade dos transportes dos produtos e remessa de letras e cabedais." Nesse "instrumento" poderiam "ser levados avisos às Praças sitiadas, mandar avisos, ser socorridas tanto de gente como de munições e víveres e retirar-se delas todas as pessoas que quizerem sem perigo; resolver-se-ia ainda os problemas da navegação marítima que preocupavam navegantes e estadistas por causa das complicadas questões de soberania entre as nações coloniais; descubrir-se-ão as terras que ficam debaixo dos Pólos do Mundo, por cessarem no Ar os impedimentos, que por mar têm havido".

Em suma, comércio, defesa, política e ciência num programa geostratégico global bem à medida das urgências e ambições do Império Português. Com uma (grande) reserva: havia sido urdido por um "impuro de sangue" pelos seus suspeitos ancestrais, provavelmente norte-africanos e judeus, "mameluco por via materna com o elemento nativo tupi: um híbrido", olhado de soslaio pelos "puritanos" da corte lisboeta.

Ingenuidade e visão genial partilham todo este elenco de bom uso do projectado "instrumento aéreo", protótipo visionário de uma estratégia inédita de controlo político. No mínimo, o jovem Bartolomeu teve o mérito de vislumbrar as consequências do seu hipotético invento, em função das necessidades de uma época, de tendências essencialmente cosmopolitas. Antecipou-se à História considerando que o seu invento poderia ser útil às relações do Brasil com a Metrópole: rapidez inaudita no transporte de homens, víveres, cabedais (ou seja, o ouro), produtos e ordens de pagamento do Governo.

Cépticos e maliciosos, a generalidade dos seus contemporâneos logo acometeu em surdina contra os arroubos do "padre voador": De Lisboa, o sagaz e culto José da Cunha Brochado escrevia ao conde de Viana uma carta cheia de ironia: "No mesmo tempo em que temos tão poucos homens que saibam andar pelo mar e pela terra, se achou um que quer andar pelo ar e fazer 200 léguas por dia e para este deu petição a Sua Majestade em que propôs o arbítrio e pediu privilégio." Acomodado na sua inabalável certeza, Brochado sentenciava que "com estas belas imaginações endoidecem docemente estes grandes senhores, propriedade que sempre se achou nas cortes novas de Príncipes moços".

Quando, a 8 de Agosto de 1709, o jovem santista procedeu à bem sucedida e histórica experiência "no pátio da Casa da Índia, diante de S. Majestade e muita fidalguia e gente, com um globo que subiu suavemente à altura da sala das Embaixadas, e do mesmo modo desceu, elevado de certo material que ardia, e a que aplica o fogo o mesmo inventor", pareceu, então, que tudo não passara de um pequeno e divertido truque do jovem Bartolomeu.

Poder-se-ia antecipar, para definir tal proeza, a frase celebrada por Neil Armstrong ao pisar o solo virgem da Lua: um pequeno feito do inventor, um grande passo para a humanidade. Mas Portugal, o país escolhido para tão heterodoxo desafio ao "impossível", não soube valorizar a ousadia, desprezando-a e cedendo a outros europeus - os irmãos Montgolfier, mais de sete décadas depois (1783) - a primazia no voo humano.

A resposta ao primeiro balão de ar quente instalou-se na opinião popular e erudita da época: pelo verso burlesco que escarneceu do rasgo pioneiro do jovem Gusmão. Na hoste dos detractores emergiu Tomás Pinto Brandão, na opinião de Camilo Castelo Branco, "o coronel, o pontífice dos poetas biltres do século XVIII", que desde o primeiro momento se dedicou a sabotar a "máquina volante" do inventor luso-brasileiro. Desta breve anotação facilmente se deduz o impacto negativo que a "máquina voadora" e a personalidade do seu artífice provocaram na sociedade da época, tão ciosa de valores escalonados em definitivo pela tradição, impreparada para aceitar propostas que subvertessem a teia das normas sociais e a ideia de progresso.

De nada valeram a Bartolomeu os seus entusiastas protectores, o duque de Cadaval e o marquês de Fontes, que acalentavam usufruir, um dia, deste "estupendo arbítrio que em 8 dias poderia mandar avisos ao Brasil, em poucos mais à Índia, em três dias a Roma e em uma hora às fronteiras do Reino". No Portugal de 1709, totalmente inapto das ciências físicas experimentais, não houve ninguém capaz de avaliar o que realizara Gusmão sob o ponto de vista de uma demonstração prática do princípio da mecânica de Arquimedes aplicado aos fluidos aéreos.

O facto de o Brasil ter acenado à metrópole com uma inovação "tecnológica" de tal monta toldava a lógica da superioridade cultural face à colónia sul-americana: vindo de quem vinha, maculado pela traição de um fiel servidor e protegido de Sua Majestade, e pela propalada apostasia de última hora (a renúncia ao catolicismo), o facto de voar, não sendo ave nem anjo, exponenciou em muito o alarme político e teológico em torno de tão "diabólico" artefacto"...

* Historiador (Universidade Fernando Pessoa) e autor do livro 'Mitos, Mundos e Medos. O Céu na Poesia Portuguesa' a publicar em breve pela Temas & Debates

Fonte

Passarola Bartolomeu de Gusmão

1 comentário:

Renato Epifânio disse...

Merecida evocação...