.
Apresentação do livro "Filosofia do ritmo Portuguesa" no IBMC
19 de Junho, 17 horas, Auditório do IMBC
No dia 19 de Junho (sexta-feira), às 17 horas, o Instituto de Biologia Molecular e Celular (IBMC) recebe o lançamento do livro de filosofia sobre Ritmanálise, de Rodrigo Sobral Cunha. O evento, que se realiza no auditório do IBMC, é moderado por Alexandre Quintanilha e conta com a intervenção especial de Fernando Carvalho Rodrigues, ex-Director dos programas de Ciências da NATO, investigador que ficou conhecido como o "Pai do Satélite Português".
Rodrigo Sobral Cunha, autor do livro "Filosofia do ritmo Portuguesa", é um filósofo que tem desenvolvido trabalho num modelo do conhecimento, de origem portuguesa, baseado no "ritmo", o qual que tem vindo a ser explorado desde o início do século passado. O "Ritmo" surge assim como figura central, e a Filosofia do Ritmo Portuguesa, como se lê na sinopse do livro «apresenta-se como um modelo de conhecimento para o qual o ritmo é a própria energia de existência e bem assim o princípio unificador da Física, da Biologia e da Psicologia».
Esta é, assim, uma forma de pensamento contemporâneo que se apresenta transversal e que, segundo o autor, «foi concebida pelo filósofo, físico e matemático português Lúcio Alberto Pinheiro dos Santos e apresentado à Europa, como tal, pelo filósofo e epistemólogo francês Gaston Bachelard a partir da obra La Dialectique de la Durée (1936)».
O livro será debatido pelo ex-Director do programa de Ciências da NATO Fernando Carvalho Rodrigues, um reputado cientista português que já recebeu diversos prémios e condecorações, dos quais se destacam o Pfizer (1977), a comenda da Ordem Militar de Santiago da Espada (1995) e doutor Honoris Causa (1995) pela Universidade da Beira Interior.
Pelo Instituto de Biologia Molecular e Celular estará o Alexandre Quintanilha, biofísico com interesse por várias áreas de conhecimento numa perspectiva abrangente, em particular no que se refere à promoção da uma cultura científica. Alexandre Quintanilha tem estado ligado à integração de várias áreas do saber, entre elas as ciências da vida e a filosofia.
O evento de lançamento do livro, levado à estampa pela Serra d'Ossa Edições, terá lugar na Rua do Campo Alegre, 823, no Porto, e está aberto a todos os que se possam interessar pela temática.
A Águia, órgão do Movimento da Renascença Portuguesa, foi uma das mais importantes revistas do início do século XX em Portugal. No século XXI, a Nova Águia, órgão do MIL: Movimento Internacional Lusófono, tem sido cada vez mais reconhecida como "a única revista portuguesa de qualidade que, sem se envergonhar nem pedir desculpa, continua a reflectir sobre o pensamento português".
Sede Editorial: Zéfiro - Edições e Actividades Culturais, Apartado 21 (2711-953 Sintra).
Sede Institucional: MIL - Movimento Internacional Lusófono, Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa).
Contactos: novaaguia@gmail.com ; 967044286.
Donde vimos, para onde vamos...
Onde temos ido: Mapiáguio (locais de lançamentos da NOVA ÁGUIA)
Albufeira, Alcáçovas, Alcochete, Alcoutim, Alhos Vedros, Aljezur, Aljustrel, Allariz (Galiza), Almada, Almodôvar, Alverca, Amadora, Amarante, Angra do Heroísmo, Arraiolos, Assomada (Cabo Verde), Aveiro, Azeitão, Baía (Brasil), Bairro Português de Malaca (Malásia), Barcelos, Batalha, Beja, Belmonte, Belo Horizonte (Brasil), Bissau (Guiné), Bombarral, Braga, Bragança, Brasília (Brasil), Cacém, Caldas da Rainha, Caneças, Campinas (Brasil), Carnide, Cascais, Castro Marim, Castro Verde, Chaves, Cidade Velha (Cabo Verde), Coimbra, Coruche, Díli (Timor), Elvas, Ericeira, Espinho, Estremoz, Évora, Faial, Famalicão, Faro, Felgueiras, Figueira da Foz, Freixo de Espada à Cinta, Fortaleza (Brasil), Guarda, Guimarães, Idanha-a-Nova, João Pessoa (Brasil), Juiz de Fora (Brasil), Lagoa, Lagos, Leiria, Lisboa, Loulé, Loures, Luanda (Angola), Mafra, Mangualde, Marco de Canavezes, Mem Martins, Messines, Mindelo (Cabo Verde), Mira, Mirandela, Montargil, Montijo, Murtosa, Nazaré, Nova Iorque (EUA), Odivelas, Oeiras, Olhão, Ourense (Galiza), Ovar, Pangim (Goa), Pinhel, Pisa (Itália), Ponte de Sor, Pontevedra (Galiza), Portalegre, Portimão, Porto, Praia (Cabo Verde), Queluz, Recife (Brasil), Redondo, Régua, Rio de Janeiro (Brasil), Rio Maior, Sabugal, Sacavém, Sagres, Santarém, Santiago de Compostela (Galiza), São Brás de Alportel, São João da Madeira, São João d’El Rei (Brasil), São Paulo (Brasil), Seixal, Sesimbra, Setúbal, Silves, Sintra, Tavira, Teresina (Brasil), Tomar, Torres Novas, Torres Vedras, Trofa, Turim (Itália), Viana do Castelo, Vigo (Galiza), Vila do Bispo, Vila Meã, Vila Nova de Cerveira, Vila Nova de Foz Côa, Vila Nova de São Bento, Vila Real, Vila Real de Santo António e Vila Viçosa.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário