Foto de Frida Kahlo
Quando Frida escolhia um daqueles vestidos exuberantes e coloridos, não era somente pela beleza que ele representava, mas principalmente porque expressavam seu compromisso com a cultura dos povos indígenas, principalmente os astecas com os quais se identificava.Toda a sua arte refletia experiências dos contextos intelectuais que desejava ver refletido em seu país.
Seus vestidos tinham compromisso com seu povo. Ao usar vestidos tehuanos de mulheres zapotecas, além de colares e pulseiras do imaginário azteca, Frida nos faz lembrar que foram as mulheres desse povo colocados à margem da universalização cultural quem resistiu quando colocados ali, na fronteira da assimilação. Disseram não ao extermínio e resistiram com suas roupas coloridas.
Frida com sua maneira de ser e sua arte mostra a luta do povo mexicano por identidade. Os vestidos dela marcam uma fronteira invisível de sua ideologia. Frida quando se vestia era uma revolucionária. Comunicava a todos o caráter de suas idéias, cheias de referências culturais de seu povo, de seus valores simbólicos.
Quando Frida se mostra em seus quadros com seus vestidos coloridos e seu corpo ensanguentado pede que nosso olhar veja mais do que a excentricidade de suas roupas, mais que a fragilidade de seu corpo, pede que vejamos a força libertadora de sua obra.
Rachel Dias de Moraes
1 comentário:
Rachel,que boa surpresa,
tu por aqui,bem vinda á
Lusófonia.
Traz também tua bela poesia.
Bacini.
aPr
Enviar um comentário