A Águia, órgão do Movimento da Renascença Portuguesa, foi uma das mais importantes revistas do início do século XX em Portugal. No século XXI, a Nova Águia, órgão do MIL: Movimento Internacional Lusófono, tem sido cada vez mais reconhecida como "a única revista portuguesa de qualidade que, sem se envergonhar nem pedir desculpa, continua a reflectir sobre o pensamento português". 
Sede Editorial: Zéfiro - Edições e Actividades Culturais, Apartado 21 (2711-953 Sintra). 
Sede Institucional: MIL - Movimento Internacional Lusófono, Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa). 
Contactos: novaaguia@gmail.com ; 967044286. 

Donde vimos, para onde vamos...

Donde vimos, para onde vamos...
Ângelo Alves, in "A Corrente Idealistico-gnóstica do pensamento português contemporâneo".

Manuel Ferreira Patrício, in "A Vida como Projecto. Na senda de Ortega e Gasset".

Onde temos ido: Mapiáguio (locais de lançamentos da NOVA ÁGUIA)

Albufeira, Alcáçovas, Alcochete, Alcoutim, Alhos Vedros, Aljezur, Aljustrel, Allariz (Galiza), Almada, Almodôvar, Alverca, Amadora, Amarante, Angra do Heroísmo, Arraiolos, Assomada (Cabo Verde), Aveiro, Azeitão, Baía (Brasil), Bairro Português de Malaca (Malásia), Barcelos, Batalha, Beja, Belmonte, Belo Horizonte (Brasil), Bissau (Guiné), Bombarral, Braga, Bragança, Brasília (Brasil), Cacém, Caldas da Rainha, Caneças, Campinas (Brasil), Carnide, Cascais, Castro Marim, Castro Verde, Chaves, Cidade Velha (Cabo Verde), Coimbra, Coruche, Díli (Timor), Elvas, Ericeira, Espinho, Estremoz, Évora, Faial, Famalicão, Faro, Felgueiras, Figueira da Foz, Freixo de Espada à Cinta, Fortaleza (Brasil), Guarda, Guimarães, Idanha-a-Nova, João Pessoa (Brasil), Juiz de Fora (Brasil), Lagoa, Lagos, Leiria, Lisboa, Loulé, Loures, Luanda (Angola), Mafra, Mangualde, Marco de Canavezes, Mem Martins, Messines, Mindelo (Cabo Verde), Mira, Mirandela, Montargil, Montijo, Murtosa, Nazaré, Nova Iorque (EUA), Odivelas, Oeiras, Olhão, Ourense (Galiza), Ovar, Pangim (Goa), Pinhel, Pisa (Itália), Ponte de Sor, Pontevedra (Galiza), Portalegre, Portimão, Porto, Praia (Cabo Verde), Queluz, Recife (Brasil), Redondo, Régua, Rio de Janeiro (Brasil), Rio Maior, Sabugal, Sacavém, Sagres, Santarém, Santiago de Compostela (Galiza), São Brás de Alportel, São João da Madeira, São João d’El Rei (Brasil), São Paulo (Brasil), Seixal, Sesimbra, Setúbal, Silves, Sintra, Tavira, Teresina (Brasil), Tomar, Torres Novas, Torres Vedras, Trofa, Turim (Itália), Viana do Castelo, Vigo (Galiza), Vila do Bispo, Vila Meã, Vila Nova de Cerveira, Vila Nova de Foz Côa, Vila Nova de São Bento, Vila Real, Vila Real de Santo António e Vila Viçosa.

domingo, 18 de janeiro de 2009

LUSITÂNIA

A propósito da Lusitânia , e do seu significado profundo , ao nível Espiritual , Lusitânia essa que considero a Raíz e Essência de Portugal , a Mátria Interior para a qual os Portugueses devem regressar , completando o círculo ,partindo então para as Novas Descobertas , as do Espírito Santo , gostaria de partilhar convosco um pequeno excerto duma carta que escrevi a uma amiga .

« ...
falo da Lusitânia , porque TEMOS obrigatóriamente que voltar ás Raízes , se nos queremos Salvar ... estou como este Grande Português , o AGOSTINHO da SILVA ( http://www.agostinhodasilva.pt/ ), que dizia :
Talvez sejamos a Nação Eleita ( o Império do Espírito Santo , ou o V Império do Padre António Vieira ) , ou talvez não ... Cumpre -nos a nós Elegermo-nos , pois mais ninguém o fará por nós .
Estas não são as palavras textuais dele , mas é a Essência , e isso significa que , a começar por cada um de nós e , em conjunto como Nação temos de nos Elejer para ser Salvos e protagonizarmos a maior Revolução , depois ( e COM )de Cristo , de Sempre para toda a Humanidade , que é a de estabelecer segundo a SUA Vontade o SEU Império do Espírito Santo ( O Reino dos Céus ) aqui na Terra como é no Céu .
No entanto , não digas que eu sou perfeito (talvez na minha Alma que é a minha parte de Deus e que não morre ) , pois a Perfeição só existe no Céu e só o MESTRE é Perfeito .
Talvez , um Dia , alcancemos esse estado superior do CRISTO , pois me parece que faz parte da evolução natural de cada vela acesa , chegar um dia a ser um Sol .
Mas , por enquanto , somos pequeninos mortais cheios de imperfeições , extremamente frágeis e que fácilmente poderão cair e partir-se , não fora a Graça Infinita de Deus , a SUA Generosidade e Bondade Inimaginável para cada uma das SUAS criaturas , desde a mais ínfima e aparentemente desprezível , até á mais complexa .


Sê uma vela e Vela !
Mantém a tua chama acesa ...
A tua Alma é Bela ,
E só assim se verá a tua Beleza !


Um dia , o Senhor veio á Terra .Tinha resolvido que iria acender uma Vela em cada alma que encontrasse .
Se Bem o Pensou , Melhor o Fez !
E , em cada aldeia da Lusitânia , em cada cruzamento de Lisboa , em cada avenida de cada cidade da Lusitânia , em cada Montanha onde só havia mesmo um ou dois pastores , o seu rebanho e a Sua maravilhosa Natureza , Ele Acendeu Velas e , em cada recanto mais humilde desta ancestral Lusitânia , do Minho ao Algarve , dos Açores á Madeira , do Brasil a África , de Goa ao Tibete , de Timor á Patagónia , Ele foi acendendo velas e mais velas e depois de Estabelecer o SEU Reino em Portugal , aí permaneceu e , enviou os seus discípulos por toda Terra , Lusitanos de todos os cantos do Planeta que entretanto haviam acorrido á Lusitânia , por ouvirem falar da Boa Nova do Senhor ...
Até que um Dia Luminoso , toda a Terra parecia uma Estrela , de tal modo o Senhor tinha feito um trabalho Maravilhoso ...
Qualquer visitante de outras galáxias que chegasse do espaço e se aproximasse da Terra veria e deslumbrar-se - ia com tamanha maravilha .
A de ver um SOL Radiante aonde no passado haveria , pelo menos nos seus mapas estelares , um Planeta Azul .

... »

Com um Enorme Abraço Lusitano ,

Rogério Maciel

Sem comentários: