.
16-17 Outubro 2009
Universidade Católica Portuguesa
Centro Regional de Braga
Faculdade de Filosofia
Organização:
Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos da Faculdade de Filosofia da UCP
e Associação dos Antigos Alunos da Faculdade de Filosofia de Braga da UCP
Apresentação
A Escola de Braga tem um significado muito preciso, dentro do panorama do pensamento português desde meados do século XX. Identificada com a Faculdade de Filosofia de Braga, instituída em 1947 como primeira Faculdade de Filosofia em Portugal, a sua presença e projecção notabilizou-se com a publicação periódica da Revista Portuguesa de Filosofia, iniciada em 1945, e com outras publicações no âmbito da Filosofia. Entre as actividades promovidas, destaca-se a realização do I Congresso Nacional de Filosofia, em 1955, e do I Congresso Luso-Brasileiro de Filosofia, em 1981.
A inspiração e orientação geral da Escola, como centro de pensamento e de ensino superior, estão compendiadas no Curso de Filosofia e Humanidades que foi ministrado inicialmente aos estudantes jesuítas, e que a partir da década de 60 começou a ser frequentado por alunos externos. Em 1967 foi fundada a Universidade Católica Portuguesa, integrando a Faculdade de Filosofia de Braga como a primeira das suas faculdades.
O desenvolvimento da actividade de ensino na Faculdade de Filosofia levou ao desdobramento do curso inicial em duas licenciaturas: curso de Filosofia e curso Filosófico-Humanístico, e, posteriormente, à criação dos cursos de Humanidades, em 1980, e de Filosofia e Desenvolvimento da Empresa, em 1994. Novos cursos foram criados, a partir do ano 2000, em resposta às exigências sociais e culturais da sociedade e aos desafios lançados pela Declaração de Bolonha, sendo oferecidos actualmente os seguintes:
1º ciclo: Filosofia; Estudos Portugueses e Lusófonos; Estudos Artísticos e Culturais; Psicologia; Ciências da Comunicação; Ciências da Informação e da Documentação.
2º ciclo: Filosofia, Literatura Portuguesa, Estudos Clássicos, Linguística, Psicologia, Comunicação Social, Ciências da Informação e da Documentação
3º ciclo: Filosofia, Literatura Portuguesa, Estudos Clássicos, Linguística.
A realização deste Colóquio tem como objectivo central responder à necessidade urgente de repensar e aprofundar o sentido do humanismo que, desde o início da criação da Faculdade de Filosofia, esteve presente na formação humanística e científica que o curso-matriz transmitiu e que sempre orientou todas as actividades de ensino e de investigação desenvolvidas pela Escola.
O CEFH, em colaboração com a AAAFFB, promove a realização do Colóquio com a certeza de que pode deste modo dar um importante contributo para a reflexão e para a discussão pública sobre a necessidade de uma formação humanística consistente que proporcione a toda a sociedade uma maior e melhor garantia do respeito pelos direitos humanos e pela dignidade humana em geral. A filosofia e os estudos humanísticos ainda constituem uma parte decisiva na formação da personalidade das pessoas e dos cidadãos. A nossa sociedade ressente-se já do efeito da mentalidade tecnocrata que incentiva a progressiva desvalorização das humanidades no quadro da formação em geral.
A formação humanística veiculada nas actividades de docência e de investigação da Escola de Braga representa um modelo que está patente na qualidade científica e profissional dos seus antigos e actuais alunos. A ela dedicamos a nossa reflexão de aprofundamento e de actualização.
Conferencistas convidados
Roque Cabral, Universidade Católica Portuguesa
Pedro Calafate, Universidade de Lisboa
Ricardo Vélez Rodríguez, Universidade Federal de Juiz de Fora, Brasil
Amadeu Torres, Universidade Católica Portuguesa
Margarida Miranda, Universidade de Coimbra
Manuel Patrício, Universidade de Évora
António Braz Teixeira, Universidade Lusófona
Acílio Rocha, Universidade do Minho
Mário Garcia, Universidade Católica Portuguesa
Augusto Hortal, Universidade de Comillas, Madrid
Comissão Científica
Amadeu Torres, Universidade Católica Portuguesa
José Gama, Universidade Católica Portuguesa
Acílio Rocha, Universidade do Minho
António Martins, Universidade de Coimbra
Cassiano Reimão, Universidade Nova de Lisboa / Universidade Lusíada
Ricardo Coelho, Universidade de Lisboa
Carlos Assunção, Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro
Ana Paula Pedro, Universidade de Aveiro
Rosa Moreira, Universidade Lusíada
Comissão de Honra
Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
Arcebispo Primaz
Reitor da Universidade Católica Portuguesa
Reitor da Universidade do Minho
Provincial da Companhia de Jesus
Director da Faculdade de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa
Doutor Roque Cabral
Doutor Manuel Moraes
Presidente da Câmara de Braga
Governador Civil de Braga
Associação Industrial do Minho
Associação Comercial de Braga
Presidente da AAAFFB
Comissão Organizadora
José Gama (Coordenador)
António Melo
Maria da Conceição Azevedo
Goreti Machado
José António Alves
Chamada de comunicações
Convidam-se académicos, investigadores e professores de diferentes disciplinas, e antigos alunos da Faculdade de Filosofia a apresentarem comunicações sobre todos os tópicos relacionados com a Escola de Braga, nas seguintes áreas temáticas:
1. Filosofia: metafísica/teodiceia, ética, psicologia, ciências.
2. Humanidades: literatura e cultura clássicas, literatura e cultura portuguesas.
3. Pedagogia e intervenção profissional.
4. Memória dos Mestres – estudos e testemunhos: António Durão, Paulo Durão, Cassiano Abranches, Diamantino Martins, Júlio Fragata, J. Bacelar e Oliveira, João Mendes, António Freire, Vitorino de Sousa Alves, A. Soares Pinheiro, Manuel Simões, Lúcio Craveiro da Silva …
Os resumos das comunicações propostas não devem ultrapassar as 500 palavras (excluindo referências) e devem explicitar claramente objectivos e questões, enquadramento teórico e métodos de análise, dados e resultados esperados. Os resumos serão avaliados anonimamente.
O prazo para a submissão dos resumos é 15 de Março de 2009. A notificação de aceitação será feita em 30 de Abril de 2009.
O resumo deverá ser enviado em anexo, preferencialmente em formato Word ou RTF (também em versão pdf se contiver símbolos especiais), para o seguinte endereço electrónico:
escoladebraga@braga.ucp.pt
O resumo não pode mencionar o autor(es) nem a sua instituição ou o seu endereço. O assunto do e-mail deverá ter a palavra “resumo” e o corpo do e-mail deverá conter a seguinte informação:
1. nome(s) do autor(es)
2. instituição(ções) a que pertence(m)
3. título da comunicação
4. uma (ou mais) das quatro áreas de investigação acima referidas
5. endereço completo
6. endereço electrónico (e-mail)
7. número de telefone e/ou fax
Cada comunicação não deverá exceder os 20 minutos. Os textos das comunicações não podem exceder as 5000 palavras e devem ser entregues durante o Colóquio, logo após a sua apresentação. Os textos serão sujeitos a avaliação pela Comissão Científica para publicação nas Actas.
Inscrição
Inscrição: 50 Euros
Sócios da Associação dos Antigos Alunos da FacFil e Estudantes Graduados: 40 Euros
Estudantes não graduados: 15 Euros
A ficha de inscrição será disponibilizada brevemente.
Local do Congresso
O Congresso realiza-se na Faculdade de Filosofia do Centro Regional de Braga da Universidade Católica Portuguesa, situada no centro da cidade de Braga, a 5 minutos a pé da Avenida Central ou da Arcada (estacionamento limitado).
Alojamento
A lista de hotéis e a ficha de reserva serão disponibilizadas brevemente.
Programa Social
Haverá um jantar convívio no dia 16 de Outubro às 20 horas
Datas importantes
15 Março 2009: data limite para a submissão de resumos
30 Abril 2009: notificação de aceitação
30 Junho 2009: data limite de inscrição e pagamento
16-17 Outubro 2009: colóquio
Contacto
E-mail: escoladebraga@braga.ucp.pt
Tel. +351 253 201204 (José António Alves)
+351 253 201200
Fax +351 253 213940
Colóquio A Escola de Braga e a Formação Humanística – Tradição e Inovação
Universidade Católica Portuguesa
Faculdade de Filosofia
Largo da Faculdade, 1
P-4710-297 Braga
Portugal
A Águia, órgão do Movimento da Renascença Portuguesa, foi uma das mais importantes revistas do início do século XX em Portugal. No século XXI, a Nova Águia, órgão do MIL: Movimento Internacional Lusófono, tem sido cada vez mais reconhecida como "a única revista portuguesa de qualidade que, sem se envergonhar nem pedir desculpa, continua a reflectir sobre o pensamento português".
Sede Editorial: Zéfiro - Edições e Actividades Culturais, Apartado 21 (2711-953 Sintra).
Sede Institucional: MIL - Movimento Internacional Lusófono, Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa).
Contactos: novaaguia@gmail.com ; 967044286.
Donde vimos, para onde vamos...
Onde temos ido: Mapiáguio (locais de lançamentos da NOVA ÁGUIA)
Albufeira, Alcáçovas, Alcochete, Alcoutim, Alhos Vedros, Aljezur, Aljustrel, Allariz (Galiza), Almada, Almodôvar, Alverca, Amadora, Amarante, Angra do Heroísmo, Arraiolos, Assomada (Cabo Verde), Aveiro, Azeitão, Baía (Brasil), Bairro Português de Malaca (Malásia), Barcelos, Batalha, Beja, Belmonte, Belo Horizonte (Brasil), Bissau (Guiné), Bombarral, Braga, Bragança, Brasília (Brasil), Cacém, Caldas da Rainha, Caneças, Campinas (Brasil), Carnide, Cascais, Castro Marim, Castro Verde, Chaves, Cidade Velha (Cabo Verde), Coimbra, Coruche, Díli (Timor), Elvas, Ericeira, Espinho, Estremoz, Évora, Faial, Famalicão, Faro, Felgueiras, Figueira da Foz, Freixo de Espada à Cinta, Fortaleza (Brasil), Guarda, Guimarães, Idanha-a-Nova, João Pessoa (Brasil), Juiz de Fora (Brasil), Lagoa, Lagos, Leiria, Lisboa, Loulé, Loures, Luanda (Angola), Mafra, Mangualde, Marco de Canavezes, Mem Martins, Messines, Mindelo (Cabo Verde), Mira, Mirandela, Montargil, Montijo, Murtosa, Nazaré, Nova Iorque (EUA), Odivelas, Oeiras, Olhão, Ourense (Galiza), Ovar, Pangim (Goa), Pinhel, Pisa (Itália), Ponte de Sor, Pontevedra (Galiza), Portalegre, Portimão, Porto, Praia (Cabo Verde), Queluz, Recife (Brasil), Redondo, Régua, Rio de Janeiro (Brasil), Rio Maior, Sabugal, Sacavém, Sagres, Santarém, Santiago de Compostela (Galiza), São Brás de Alportel, São João da Madeira, São João d’El Rei (Brasil), São Paulo (Brasil), Seixal, Sesimbra, Setúbal, Silves, Sintra, Tavira, Teresina (Brasil), Tomar, Torres Novas, Torres Vedras, Trofa, Turim (Itália), Viana do Castelo, Vigo (Galiza), Vila do Bispo, Vila Meã, Vila Nova de Cerveira, Vila Nova de Foz Côa, Vila Nova de São Bento, Vila Real, Vila Real de Santo António e Vila Viçosa.
domingo, 21 de dezembro de 2008
Colóquio A Escola de Braga e a Formação Humanística – Tradição e Inovação
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário