
Ontem e hoje, mais dois lançamentos da NOVA ÁGUIA.
Públicos diferentes. Ontem, na Sociedade de Língua Portuguesa, quem assistiu, foi propositadamente com esse intuito. Hoje, na Livraria Bulhosa, a maior parte daqueles que assistiram à sessão estava, simplesmente, no local e ficou para ouvir.
Ontem e hoje, contudo, gerou-se um debate igualmente interessante. Ontem, face a um público mais conhecedor deste projecto, sobre o conceito de Lusofonia e sobre as resistências que ainda subsistem em relação a ele. Hoje, face a um público mais desconhecedor, o debate centrou-se mais sobre os propósitos essenciais deste projecto…
Amanhã, estava previsto um outro lançamento, no Festival Musidanças, no Seixal, mas entretanto desmarquei-o.
Um ou dois representantes da “inteligência” deste país conseguiu criar um ambiente adverso à sessão de apresentação agendada, inclusivamente perturbando a organização do Festival.
Nada de espantar.
A “inteligência” deste país andou todos estes anos a ridicularizar a ignorância e o maniqueísmo de, por exemplo, o sr. Bush, sem se aperceber que consegue ser ainda mais maniqueísta e ignorante do que ele (e ele, o sr. Bush, é efectivamente ignorante e maniqueísta).
A “inteligência” deste país enche a boca com a palavra “Liberdade” mas, sempre que pode, pela calada, pratica a Censura.
A “inteligência” deste país usa a Cultura como quem usa um lenço mais vistoso – apenas para impressionar.
Nós, na NOVA ÁGUIA e no MIL, não nos deixamos, contudo, impressionar assim tão facilmente. Nem, muito menos, inibir.
Foi também para pôr a nu, e a ridículo, a “inteligência” deste país que este projecto se fez. Bom sinal que comecem, desde já, a reagir. E ainda não temos sequer um ano de existência...
1 comentário:
Tenha cuidado com democratas, eu tenho, sou nacionalista e a História faz parte da minha formação.
Enviar um comentário