
Apesar da “Sonata de Outono” (ou por causa dela?), o facto é que o número de visitas a este Blogue continua a crescer. Depois de um natural decréscimo em Agosto, em Setembro batemos o recorde mensal de visitas: bem acima das 8 MIL…
Em todo o caso, como escrevi ontem, espero um Outubro menos turbulento. Pela minha parte, irei procurar contribuir para isso, concentrando-me nas temáticas que, a meu ver, mais fazem sentido ser aqui discutidas. Se a NOVA ÁGUIA se assume como uma “Revista de Cultura”, se este blogue se assume como “o blogue da lusofonia” e se o MIL: MOVIMENTO INTERNACIONAL LUSÓFONO se assume como um “movimento cultural e cívico”, é sobretudo nesse plano que continuarei a escrever aqui.
Significa isto que não mais entrarei aqui em discussões onto-teológicas, a meu ver desviantes, ou em equívocas discussões éticas. A esse respeito, já disse o que tinha a dizer, apesar de nem sempre ter sido bem interpretado. Por isso, um último exemplo: numa qualquer discussão filosófica, o mínimo exigível é a “boa-fé”, o que se costuma chamar de “honestidade intelectual”. Todavia, isso não evita as divergências filosóficas. Se, nomeadamente, há uma “corrente analítica” e uma “corrente fenomenológica”, isso significa que há opções que está para além da “boa-fé”. É o que também acontece com este projecto: há razões meta-éticas que estão aqui em jogo. Isto, não obstante, todos nós procurarmos o bem-comum. A questão, ainda e sempre, é que há muitos caminhos para um mesmo Horizonte…
Amanhã, o meu caminho será para Bragança, e depois para Braga, onde se farão mais dois lançamentos do primeiro número da NOVA ÁGUIA. Quanto ao segundo, já está na gráfica. O tema é, como se sabe, “António Vieira e o Futuro da Lusofonia”. Talvez isso também contribua para acalmar mais o ambiente. Talvez o conceito de Lusofonia seja mais pacífico do que o conceito de Pátria. Talvez…
Em todo o caso, se é o “Futuro da Lusofonia” que está em jogo, é bom que o ambiente não se torne demasiado morno. Seria mau sinal…
2 comentários:
Então e notícias?
ABraço
Depois conto. Uns dias de fora e dezenas de mails para responder...
Abraço MIL
Enviar um comentário