A cidade de Belém hoje está pequena para tantos romeiros, para tamanha fé que toma forma de massa humana no círio de Nossa Senhora de Nazaré. As casas desde a manhã encontram-se quase totalmente vazias: Belém está nas ruas dando vida a uma das mais bonitas manifestações religiosas do Brasil.
O segundo domingo de Outubro é tão, ou até mais, importante que o Natal para o belemenses. Esta tradição é reverenciada com a procisão e o “almoço do Círio”, em que pratos típicos são compartilhados por familiares e amigos, assim como com turistas de todas as regiões do Brasil e de outras partes do mundo.
A procissão segue debaixo de sol escaldante, amenizado pelas avenidas margeadas de mangueiras e pela solidariedade dos que levam água fresca aos romeiros. No almoço tem vatapá, maniçoba, pato no tucupi e demais delícias da culinária paraense. E as crianças também fazem a festa com os brinquedos de miriti típicos da região.
A beleza desta festa religiosa começou ontem, com o traslado e procissão fluvial pela baía do Guajará. Durante o translado fogos acompanham a passagem da imagem da santa emocionando a todos os presentes. Acompanhei o Círio todas as vezes em que estive em Belém nesta época, é impossível não se deixar contagiar pela emoção e pela fé que “move montanhas”.
Para saber mais sobre o Círio de Nazaré acesse o site Círio de Nazaré.
Adriana Costa
liter.adriana@gmail.com
Sem comentários:
Enviar um comentário