A Águia, órgão do Movimento da Renascença Portuguesa, foi uma das mais importantes revistas do início do século XX em Portugal. No século XXI, a Nova Águia, órgão do MIL: Movimento Internacional Lusófono, tem sido cada vez mais reconhecida como "a única revista portuguesa de qualidade que, sem se envergonhar nem pedir desculpa, continua a reflectir sobre o pensamento português". 
Sede Editorial: Zéfiro - Edições e Actividades Culturais, Apartado 21 (2711-953 Sintra). 
Sede Institucional: MIL - Movimento Internacional Lusófono, Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa). 
Contactos: novaaguia@gmail.com ; 967044286. 

Donde vimos, para onde vamos...

Donde vimos, para onde vamos...
Ângelo Alves, in "A Corrente Idealistico-gnóstica do pensamento português contemporâneo".

Manuel Ferreira Patrício, in "A Vida como Projecto. Na senda de Ortega e Gasset".

Onde temos ido: Mapiáguio (locais de lançamentos da NOVA ÁGUIA)

Albufeira, Alcáçovas, Alcochete, Alcoutim, Alhos Vedros, Aljezur, Aljustrel, Allariz (Galiza), Almada, Almodôvar, Alverca, Amadora, Amarante, Angra do Heroísmo, Arraiolos, Assomada (Cabo Verde), Aveiro, Azeitão, Baía (Brasil), Bairro Português de Malaca (Malásia), Barcelos, Batalha, Beja, Belmonte, Belo Horizonte (Brasil), Bissau (Guiné), Bombarral, Braga, Bragança, Brasília (Brasil), Cacém, Caldas da Rainha, Caneças, Campinas (Brasil), Carnide, Cascais, Castro Marim, Castro Verde, Chaves, Cidade Velha (Cabo Verde), Coimbra, Coruche, Díli (Timor), Elvas, Ericeira, Espinho, Estremoz, Évora, Faial, Famalicão, Faro, Felgueiras, Figueira da Foz, Freixo de Espada à Cinta, Fortaleza (Brasil), Guarda, Guimarães, João Pessoa (Brasil), Juiz de Fora (Brasil), Lagoa, Lagos, Leiria, Lisboa, Loulé, Loures, Luanda (Angola), Mafra, Mangualde, Marco de Canavezes, Mem Martins, Messines, Mindelo (Cabo Verde), Mira, Mirandela, Montargil, Montijo, Murtosa, Nazaré, Nova Iorque (EUA), Odivelas, Oeiras, Olhão, Ourense (Galiza), Ovar, Pangim (Goa), Pinhel, Pisa (Itália), Ponte de Sor, Pontevedra (Galiza), Portalegre, Portimão, Porto, Praia (Cabo Verde), Queluz, Recife (Brasil), Redondo, Régua, Rio de Janeiro (Brasil), Rio Maior, Sabugal, Sacavém, Sagres, Santarém, Santiago de Compostela (Galiza), São Brás de Alportel, São João da Madeira, São João d’El Rei (Brasil), São Paulo (Brasil), Seixal, Sesimbra, Setúbal, Silves, Sintra, Tavira, Teresina (Brasil), Tomar, Torres Novas, Torres Vedras, Trofa, Turim (Itália), Viana do Castelo, Vigo (Galiza), Vila do Bispo, Vila Meã, Vila Nova de Cerveira, Vila Nova de Foz Côa, Vila Nova de São Bento, Vila Real, Vila Real de Santo António e Vila Viçosa.

quarta-feira, 21 de maio de 2008

Expo foi há 10 anos!

Hoje, 21 de Maio de 2008, passa uma década desde a inauguração oficial (a abertura ao público foi no dia seguinte) da Exposição Mundial de Lisboa. Para assinalar esta efeméride transcrevo a seguir excertos de um artigo que escrevi intitulado «Expo dos pequeninos?» e que foi publicado no jornal Vida Ribatejana Nº 4035, de 8 de Novembro de 1999.

(…) Poucos souberam, além fronteiras, da existência deste acontecimento.
A Expo 98 deveria ter servido, principalmente mas não só, para mostrar a todo o Mundo que: Portugal existe; é um país da Europa e que, por incrível que isso pareça, não faz parte (ainda, novamente) da Espanha; foram os portugueses e não os espanhóis (sim, Fernão de Magalhães era português) os europeus que chegaram primeiro por mar a vários pontos do planeta, incluindo a América do Norte, a China e a Austrália; que nós temos e fizemos muito mais coisas de que nos podemos orgulhar, além do Vinho do Porto, de Fátima e das praias do Algarve. (…)
A Expo 98 deveria ter constituído a oportunidade e o pretexto para uma gigantesca campanha de publicidade ao nosso país a nível mundial (…). Dar como justificações para a reduzida, ou mesmo inexistente, divulgação internacional da «última exposição mundial do milénio» a falta de alojamentos (para responder a uma eventual «invasão» de estrangeiros) ou, inversa e precisamente, a quase certa diminuta entrada de turistas de outros países que não a Espanha, revelou mesquinhez, falta de ambição e incapacidade de compreender o que é realmente importante.
Não estava em questão fazer com que todo o Mundo viesse à Expo, mas sim de lhe dar a conhecer que ela existia, o que tinha e significava. De que serve construir um evento desta dimensão se mais ninguém, além de nós, fica a saber disso? Foi apenas para levantar o moral nacional, para aumentar o orgulho colectivo? Se sim, haveria de certeza formas menos caras de o conseguir. Que ninguém tenha dúvidas: a Expo 98, enquanto grande «encontro mundial de povos e culturas» do ano passado, foi largamente superada, se não mesmo esmagada, pelo Campeonato do Mundo de Futebol realizado em França. E quanto à «participação» da NASA, não só na Expo mas também, e principalmente, nas comemorações dos 500 anos da chegada de Vasco da Gama à Índia, tal revelou-se outro fiasco. A nave Discovery, recorde-se, levou numa missão realizada em Junho uma bandeira do nosso país e um instrumento científico em cuja concepção participaram cientistas portugueses, mas... lá fora ninguém soube disso! Os americanos estavam mais interessados em saber o que é que o seu astronauta, que estava na Mir, iria comer quando chegasse à Terra! Nunca se falou de Portugal, de Vasco da Gama, da Expo 98, de qualquer coisa que tivesse a ver com as nossas «celebrações». (…)
Os que mais lucraram, mais uma vez, com a nossa incompetência, foram os «nuestros hermanos», que se esmeraram nas provocações: o desenho da chegada de Filipe I/II a Portugal no programa da presença espanhola; a exposição com o título «As sociedades ibéricas no fim do século XVI»; e, claro, o logotipo com a legenda «Expo 98 - Lisboa - España».
Da parte das autoridades portuguesas nenhuma resposta, nenhuma tomada de posição, nenhum protesto. No entanto, há que reconhecer que nós continuamos a dar-lhes motivos para pensarem que Portugal é apenas mais uma província espanhola, dos quais se destaca este permanente e péssimo hábito de (tentar) falar com eles em castelhano. Foi triste, e mesmo vergonhoso, ouvir: João Soares e António Mega Ferreira a falarem em castelhano num programa de televisão do país vizinho emitido em directo da Expo; uma jornalista da TSF a fazer o mesmo com o operador (espanhol) do teleférico porque ele... não percebia português(!?); e o então comissário Torres Campos, invocando a sua condição de raiano, dizer, sobre estes assuntos, que «ninguém é dono da verdade».
A verdade não tem donos mas... há verdades que são mais verdadeiras do que outras! Esta nossa secular incapacidade de dar a conhecer a nossa versão dos acontecimentos, o nosso «lado da História», só tem servido os interesses da Espanha, à qual convém que sejam mantidas todas estas ambiguidades, confusões e equívocos, de modo a que os nossos feitos possam ser atribuídos... a eles. Além disso, os interesses da Espanha na Expo não foram só culturais mas também económicos: as empresas espanholas ficaram com a «parte de leão» na construção das infra-estruturas da Expo, no fornecimento de materiais e na exploração de determinados serviços. (…)
A Expo 98 foi, na verdade, grande, muito grande. Os portugueses, esses, é que, pelos vistos, e em muitas coisas, continuam pequeninos.

3 comentários:

Anónimo disse...

Ainda bem que se lembrou da efeméride.
É bom fazê-lo.
Poderia não ter colocado o artigo pois lembramo-nos do que aconteceu e isso foi há dez anos, e poderia ter explanado mais a positividade do evento e em que contribui para o presente.

Lord of Erewhon disse...

Os Portugueses explicados a quem não os conhece.

Anónimo disse...

"Se você diz a verdade, não precisa lembrar-se de nada."

Mark Twain