A Águia, órgão do Movimento da Renascença Portuguesa, foi uma das mais importantes revistas do início do século XX em Portugal. No século XXI, a Nova Águia, órgão do MIL: Movimento Internacional Lusófono, tem sido cada vez mais reconhecida como "a única revista portuguesa de qualidade que, sem se envergonhar nem pedir desculpa, continua a reflectir sobre o pensamento português". 
Sede Editorial: Zéfiro - Edições e Actividades Culturais, Apartado 21 (2711-953 Sintra). 
Sede Institucional: MIL - Movimento Internacional Lusófono, Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa). 
Contactos: novaaguia@gmail.com ; 967044286. 

Donde vimos, para onde vamos...

Donde vimos, para onde vamos...
Ângelo Alves, in "A Corrente Idealistico-gnóstica do pensamento português contemporâneo".

Manuel Ferreira Patrício, in "A Vida como Projecto. Na senda de Ortega e Gasset".

Onde temos ido: Mapiáguio (locais de lançamentos da NOVA ÁGUIA)

Albufeira, Alcáçovas, Alcochete, Alcoutim, Alhos Vedros, Aljezur, Aljustrel, Allariz (Galiza), Almada, Almodôvar, Alverca, Amadora, Amarante, Angra do Heroísmo, Arraiolos, Assomada (Cabo Verde), Aveiro, Azeitão, Baía (Brasil), Bairro Português de Malaca (Malásia), Barcelos, Batalha, Beja, Belmonte, Belo Horizonte (Brasil), Bissau (Guiné), Bombarral, Braga, Bragança, Brasília (Brasil), Cacém, Caldas da Rainha, Caneças, Campinas (Brasil), Carnide, Cascais, Castro Marim, Castro Verde, Chaves, Cidade Velha (Cabo Verde), Coimbra, Coruche, Díli (Timor), Elvas, Ericeira, Espinho, Estremoz, Évora, Faial, Famalicão, Faro, Felgueiras, Figueira da Foz, Freixo de Espada à Cinta, Fortaleza (Brasil), Guarda, Guimarães, João Pessoa (Brasil), Juiz de Fora (Brasil), Lagoa, Lagos, Leiria, Lisboa, Loulé, Loures, Luanda (Angola), Mafra, Mangualde, Marco de Canavezes, Mem Martins, Messines, Mindelo (Cabo Verde), Mira, Mirandela, Montargil, Montijo, Murtosa, Nazaré, Nova Iorque (EUA), Odivelas, Oeiras, Olhão, Ourense (Galiza), Ovar, Pangim (Goa), Pinhel, Pisa (Itália), Ponte de Sor, Pontevedra (Galiza), Portalegre, Portimão, Porto, Praia (Cabo Verde), Queluz, Recife (Brasil), Redondo, Régua, Rio de Janeiro (Brasil), Rio Maior, Sabugal, Sacavém, Sagres, Santarém, Santiago de Compostela (Galiza), São Brás de Alportel, São João da Madeira, São João d’El Rei (Brasil), São Paulo (Brasil), Seixal, Sesimbra, Setúbal, Silves, Sintra, Tavira, Teresina (Brasil), Tomar, Torres Novas, Torres Vedras, Trofa, Turim (Itália), Viana do Castelo, Vigo (Galiza), Vila do Bispo, Vila Meã, Vila Nova de Cerveira, Vila Nova de Foz Côa, Vila Nova de São Bento, Vila Real, Vila Real de Santo António e Vila Viçosa.

quarta-feira, 7 de maio de 2008

Contra o Acordo

Assinei hoje a Petição/Manifesto em Defesa da Língua Portuguesa e contra o Acordo Ortográfico. Quem quiser fazer o mesmo deve ir aqui.

17 comentários:

Zéfiro disse...

Exactamente.. Sendo este um espaço democrático não vejo por que razão não promover igualmente a petição contra o Acordo Ortográfico. Lembro que esta conta neste momento com 20300 (!!) assinaturas.

José Pires F. disse...

Mas o que é, que a democracia tem a ver com isso, Elain?
Esta coisa da democracia tem limites, que são, os do bom senso. A Nova Águia, é um órgão que defende o Acordo e, como nos outros sítios que são contra o Acordo, não se promove o inimigo.
É verdade, que este, é um órgão plural. Mas daí, a dar-mos tiros no pés, vai uma grande distância e uma enorme ingenuidade. Já não bastam as mentiras a que a todo o momento deitam mão para desqualificar o Acordo, e agora ainda lhes damos uma mão?
Vamos bem, vamos.

José Pires F. disse...

Quanto ao Sr. Octávio Santos, se assinou é lá com ele, podia era ter algum discernimento, porque sabendo que este órgão apoia o Acordo, este post, só pode ser tomado como uma provocação.

Renato Epifânio disse...

A NOVA ÁGUIA não promove a Petição contra o Acordo. A única que lançou e que promove é aquela que é a favor...
Quanto ao mais, limitamo-nos a não impedir que outros aqui contestem o Acordo e que publicitem mesmo a Petição contra o mesmo...
Quem tem a razão do seu lado, não precisa de calar os adversários para os vencer...

José Pires F. disse...

“Quem tem a razão do seu lado, não precisa de calar os adversários para os vencer...”

Pois é, meu caro Renato, e o Omo lava mais branco. Esta é uma tirada patusca, feita com a singeleza com que se fazem redacções para endrominar os tolos, que até faz lembrar aquela piada do Groucho: Now There´s man with an open mind – you can feel the breeze from here!…
Eu até o compreendo, a si, bem entendido, mas já não há pachorra para a santa ingenuidade. Este post não é uma contestação ao Acordo como já o foram outros, este post, não passa de uma reles provocação.

(mas, aqui para nós, e sem intenção de o ofender, os totós até gostam que lhes comam as papas na cabeça)

Rui Martins disse...

sim...
estava mesmo a fazer falta das mais destaque à petição dos velhos do Restelo.
Como se não tivesse já sobre si todos os focos dos Media.

Não que não seja uma posição justa e defensável. Simplesmente, temos visto um desiquílibrio gravoso em todos os nossos media sobre este tema.

José Pires F. disse...

Clavis,

É claro que todas as posições são defensáveis, mesmo as mais retrógradas.
A questão, é essa que referes: o destaque à posição dos “velhos do Restelo” que este blogue se permite.

Com membros que utilizam a táctica dos suja-paredes, a que se convencionou chamar de grafittis, qualquer hipótese de seriedade ou honestidade intelectual está boicotada à partida, mas isso é com cada um. Eles divertem-se muito sempre que conseguem fazer as papas na cabeça de algum papalvo, e têem-no conseguido com a ajuda dos media, mas eu já não tenho paciência para estas podas radiculares, onde se tolhem as citocininas, os bonzais são bons para malta de fronteira curta, para aqueles que perante as hipóteses de se banharem no Atlântico ou no rio Trancão, optam por este último, mesmo estando poluído. Este tartamudear sobre uma ortografia estagnada é uma discussão idiota, não passa de um processo com que avançam às arrecuas com o objectivo do bota-abaixo. Patético.

Renato Epifânio disse...

Caro Pires

Temos que ver isto "na desportiva". A outra petição também acabou, indirectamente, por nos ajudar: só de ontem para hoje, tivemos mais de 200 subscrições...

José Pires F. disse...

Eu bem gostava de ter a sua paciência, Renato, mas não tenho. Admito que toda a propaganda tem um loby, mas a demagogia e a propaganda primária, apelam-me às vísceras.
Renato, eu não tenho a tal pretensão clubista dos “a minha tribo é melhor que a tua” e se aparecer aqui alguém que vá além dos monossílabos e, mesmo fazendo tábua rasa da combinatória de imagens acústicas com significantes, mas com honestidade intelectual defenda razões culturais e históricas da grafia de cada palavra, tudo bem, é caso para se discutir em torno do que resulta de um conjunto de regras político-administrativas convencionadas e não de séculos de interacção entre fala e escrita. Infelizmente, como sabe, o que acontece com frequência são estes pinta-paredes de horizontes estreitos, a militarem por estreitar ainda mais os outros, reduzindo tudo o que é história a arremessos vistos e recauchutados. Estes, deviam usar a avença do Expresso e escrever lá as mongalhices.

Termino, agradecendo a informação. Uma boa noticia convida ao sono dos justos, e já são horas.

Anónimo disse...

E quantas pessoas na Nova Águia, DE FACTO, apoiam o Acordo Ortográfico? E quantas estão contra? (ou para ser aderente ao MIL/Nova Águia é OBRIGATÓRIO defender o mesmo?...) Porque não fazer uma votação online?
Fica a ideia.

Joaquim Boaz

Renato Epifânio disse...

Caro Joaquim Boaz

Já aqui disse, por diversas vezes, que os membros da NOVA ÁGUIA e do MIL não têm necessariamente que defender o Acordo, apesar de este vir na nossa "Declaração de Princípios e Objectivos". E esta não está em votação...

Anónimo disse...

Caro Sr. Epifânio,

Tenho pena que assim seja, pois temo que uma tomada de posição pró-acordo no vosso manifesto possa afastar MUITA gente interessada neste projecto promissor.

Trata-se de um pormenor, é certo, mas a liberdade opiniática de cada indivíduo deverá sempre ser respeitada. Ninguém tem o direito de IMPOR a sua opinião a ninguém.

Existe então aqui uma questão delicada, é que ao aderir ao MIL/Nova Águia, cada pessoa concordará à partida com pelo menos a essência do manifesto. A questão do acordo parece-me ser alvo de muita discórdia. Não teria sido preferível simplesmente a Nova Águia não declarar como quasi-oficial (mas que não corresponderá à realidade) a "unanimidade" pró-acordo no seu movimento?

Relembro saudosamente Agostinho da Silva, com quem tive o prazer de partilhar ideias e pensamentos, e que foi um homem dos aparentes paradoxos, mas sobretudo um homem da liberdade (o que o levou a ir para o Brasil, como é sabido...) Esperemos que a liberdade possa sempre imperar neste movimento. No dia em que ela acabar o ego humano terá vergonhosamente triunfado e o cerne da questão terá sido esquecido. Uma vez mais.

Com as minhas cordiais saudações,

Joaquim Boaz

Renato Epifânio disse...

Caro Joaquim Boaz

Não se trata de IMPOR nada a ninguém. Simplesmente, houve já mais de meio milhar de pessoas que, livremente, aderiram à nossa "Declaração de Princípio e Objectivos". Por respeito a essas pessoas, não podemos agora alterá-la...

José Pires F. disse...

Caro Sr. Joaquim Boaz, permita que me dirija a si.
Embora troquemos pontos de vista a partir de opiniões e cada um de nós forme a sua, segundo o ponto de vista mais imediato. Daí os “conflitos” de interpretações com que “temos” de viver, como se tem verificado (basta ler o blogue) e consta da “Declaração de Princípios e Objectivos”, ser aderente da NOVA ÁGUIA, não obriga à defesa do Acordo. Coisa diferente, é querer que a NOVA ÁGUIA, seja veículo de promoção de posição contrária. Isso é que não passa pela cabeça de ninguém, por ser, obviamente, um contra-senso e, por isso, os que insistem nesse propósito, deviam ser objecto de higiénica e fulanizada desaprovação, essa é a minha opinião, e vale o que vale.

Teixeira de Pascoais, olhava para o passado como uma antecipação do futuro e insurgia-se contra a “modorra” que tomava conta da Nação Portuguesa (parece que continua…) no início do século XX – e a necessidade de trazê-la à glória da sua História, e, é nesse sentido que o universalismo do MIL, emerge do passado (mas não fica no passado), respeitando a identidade e a singularidade para promover o ideal (imaginado), apelando à sinceridade e à transparência.
Suponho, entretanto, que existe um denominador comum nas nossas preocupações políticas. O descontentamento em relação ás práticas políticas e ao sectarismo demagógico das oligarquias partidárias. Apontamos caminhos diferentes neste caso e é isso que nos pode dividir. O que não é mau: até nos enriquece! Não podemos é cair no erro daquele matemático que, incapaz de resolver a quadratura dum círculo, acaba por deplorar o facto do circulo não ser quadrado.

Cordialmente,

José Pires F.

Rogério Maciel disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rogério Maciel disse...

Nem contrária nem a favor !No entanto , não entendo porque é que , tendo este desacordo a publicitação que tem no blogue , não pode também o oposto ser publicitado ... assim como não entendo como é que todos os que são contra ,são amiúde insultados , só porque têm razões ao menos tão válidas para serem contra ... O que Joaquim Boaz disse , está mais que muito certo .Está -se a pôr em causa neste blogue o verdadeiro motivo porque a Nova águia e o MIL foram criados ...o motivo e a essência ,que é a Liberdade de Consciência e de Espaço para que as coisas evoluam Naturalmente , como Agostinho da Silva preconizava ... bem , o que tinha a dizer sobre este desacordo , já o disse ... mas que é ( ou poderá vir a ser )uma imposição por decreto de uma minoria neste país a uma minoria que , não por acaso , até , estão de Acordo na essência do MIL , é !
Rogério Maciel

No-Me disse...

Bem, com ou sem petições o acordo irá para a frente. Que tal acalmarem-se, independentemente de quem tem razão? lol

O Caro PiresF ainda se arrisca a ter um AVC e eu não gostaria qisso acontecesse.

Boa semana. :)