
Caríssimos Amigos e Amigas Lusófonas ! Existem neste texto , acusações gravíssimas a Portugueses e Portuguesas , cujo único objectivo ao discordar do dito cujo " acordo", é o seu Amor á Nossa Língua , Língua esta que os nossos maiores nos Legaram e que , como em muitos casos do nosso Património não só Arquitectónico como Natural , tem sido ou está em vias de ser Destruído para SEMPRE , pelo mesmo espírito destructivo com assomos de moderno que grassa nas mentes de muito boa gente em Portugal .
Sinceramente , não conheço o sr que diz tais dislates e que insulta quem como eu sou um humilde Português , ao dizer que sou - neste caso só posso falar por mim que tenho contribuido modestamente para este debate sobre o Direito de se fazer um "acordo ortográfico"contra o nosso Direito cultural / ancestral de escrever em Português e Ler , e Sentir , e Pensar ,e Amar em Português - colonialista só porque Amo e Defendo o Património da Minha Língua , a Língua de Portugal ... como alguém diria A MINHA LÍNGUA É A MINHA PÁTRIA e , eu acrescentaria (perdoem -me meus amigos ...) que A Minha Língua é a Minha Forma de Pensar , de Sentir , de Falar , de Amar , de Viver , de Respirar , de Ser Português e que , quem quiser Amar esta mesma Língua como Ela é , é muito bem vindo e , quem não o quiser também é muito Bem Vindo .
Eu diria que este senhor que me (nos?) acusa de ser colonialista (?!?!?!?) só porque exerço o meu Direito de defender aquilo em que Acredito e aquilo que NÃO quero que aconteça , deve ter um Grande Complexo do Passado Glorioso de Portugal , a sua autoestima sobre Ser Português está muito na mó - de - baixo ...
Portugal , temos que Assumir de cabeça erguida teve momentos menos bons na sua História Grandiosa e cheia de Bravura ... o colonialismo foi uma dessas , mas que doença é essa meu Deus de tantos Portugueses de se automartirizarem e passivamente , eu diria mesmo , permissivamente e com tanta subserviência permitirem que estrangeiros insultem a nossa Memória , mesmo que tenhamos momentos históricos de que não nos orgulhamos ?
Não o têm todas as nações ?
E será que estas nações aceitam que Firam a sua História , a sua Memória como Povo ?
Haverá algum povo mais autodestructivo que o português ?
Porque continuamos a destruir o Património que nos foi legado , incluindo , agora , a Língua ?!!?!!?
Todos sabemos que a Língua EXPRESSA correctamente a MANEIRA de SER de UM POVO , de uma NAÇÃO ... ora , o brasileiro ( português falado e escrito no Brasil ) Expressa a Maneira de Ser do Brasil , não a nossa .
Como é possível que algum Português queira traduzir poemas Imortais , de Camões , Pessoa , Teixeira de Pascoaes, Miguel Torga , etc , etc , etc , para ... brasileiro ?!?
Mas o que é incrível nisto tudo , é que os Irmãos Brasileiros nem para aí estão virados !!! Eles preferem ler os autores maravilhosos de Portugal com o Português dji Porrtugauu ...
Que não venham , alguns do que estão a apoiar o ""acordo"" , ofender todos os outros(as) que não apoiam este acordo , pois isso não é digno de Portugueses , de pessoas que duma forma geral são Honradas , Verdadeiras , que Pugnam pela Liberdade , pela Tolerância , que Amam , independentemente das fronteiras , das línguas , das raças , das tradições , das distâncias , e , Esse , é Precisamente , julgo ,o Objectivo Final do MIL : A União da Lusofonia mas com o Respeito pelas Diferenças , pois Isso é que faz a Lusofonia Imensamente Rica e Maravilhosa , e Isso , também diz respeito á Língua !
Abraços MIL para Todos(os) Vós !
Rogério Maciel
5 comentários:
Caro Rogério,
comecemos com uma pequena correcção: "destructivo" não se escreve com "c", a forma correcta é "destrutivo"; o mesmo para "autodestructivo"....
O meu objectivo com este comentário não é trazer-lhe mais argumentos a favor do Acordo, mas sim explicar-lhe algumas noções de linguística que o Rogério ainda não compreendeu.
A ortografia diz respeito, única e exclusivamente, ao modo como as palavras são escritas, e o Regério está a confundir a ortografia com o léxico, o que é um erro grave.
Ninguém lhe está a pedir que em vez de dizer "eu vou apanhar o autocarro", seja obrigado a dizer "eu vou pegar o ônibus".
O Acordo Ortográfico não vem obrigar nenhum português a dizer "eu vou no banheiro" em vez de "eu vou à casa de banho". Com o Acordo Ortográfico, toda a gente em Portugal vai continuar a dizer "apanhar boleia", ninguém vai ter que dizer "pegar uma carona". O Rogério continua a pensar e a falar como sempre pensou e falou. Não tem que traduzir nada! A única coisa que lhe estão e pedir é que em vez de escrever "correcto", escreva "correto". É só isso.
"á" está incorrecto, escreve-se "à".
"contribuido" está incorrecto, escreve-se "contribuído".
Tantos erros...
Vejam mais:
http://www.agal-gz.org/modules.php?name=News&file=articlecomments&sid=4239
Caro João Beato , porque é que eu hei-de escrever correcto sem o C ?
Nunca o farei , e para mim está decidido , pois nunca aceitarei nenhum "acordo ortográfico " que não tenha como base o Português .
Para além disso , tenho consciência do que me acabou de dizer ... acredite que não estou a fazer confusão nenhuma ... pura e simplesmente NÃO ACEITO escrever do modo que o Brasil escreve .
«««««««««««««««««««««««««««««««««««««
Caro anónimo , teria todo o gosto em responder-lhe se se identificasse , mas uma vez que se esconde , não o posso fazer ... perdoe-me a falta de educação.
Caro Sr. Rogério
Respeito os seus sentimentos patriotas, mas o Acordo não é para Portugal ficar com Portugal! Orgulhosamento só!
Tem que haver compromissos num acordo entre muitos e para bem de todos os lusófonos.
Enviar um comentário