A Águia, órgão do Movimento da Renascença Portuguesa, foi uma das mais importantes revistas do início do século XX em Portugal. No século XXI, a Nova Águia, órgão do MIL: Movimento Internacional Lusófono, tem sido cada vez mais reconhecida como "a única revista portuguesa de qualidade que, sem se envergonhar nem pedir desculpa, continua a reflectir sobre o pensamento português". 
Sede Editorial: Zéfiro - Edições e Actividades Culturais, Apartado 21 (2711-953 Sintra). 
Sede Institucional: MIL - Movimento Internacional Lusófono, Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa). 
Contactos: novaaguia@gmail.com ; 967044286. 

Donde vimos, para onde vamos...

Donde vimos, para onde vamos...
Ângelo Alves, in "A Corrente Idealistico-gnóstica do pensamento português contemporâneo".

Manuel Ferreira Patrício, in "A Vida como Projecto. Na senda de Ortega e Gasset".

Onde temos ido: Mapiáguio (locais de lançamentos da NOVA ÁGUIA)

Albufeira, Alcáçovas, Alcochete, Alcoutim, Alhos Vedros, Aljezur, Aljustrel, Allariz (Galiza), Almada, Almodôvar, Alverca, Amadora, Amarante, Angra do Heroísmo, Arraiolos, Assomada (Cabo Verde), Aveiro, Azeitão, Baía (Brasil), Bairro Português de Malaca (Malásia), Barcelos, Batalha, Beja, Belmonte, Belo Horizonte (Brasil), Bissau (Guiné), Bombarral, Braga, Bragança, Brasília (Brasil), Cacém, Caldas da Rainha, Caneças, Campinas (Brasil), Carnide, Cascais, Castro Marim, Castro Verde, Chaves, Cidade Velha (Cabo Verde), Coimbra, Coruche, Díli (Timor), Elvas, Ericeira, Espinho, Estremoz, Évora, Faial, Famalicão, Faro, Felgueiras, Figueira da Foz, Freixo de Espada à Cinta, Fortaleza (Brasil), Guarda, Guimarães, João Pessoa (Brasil), Juiz de Fora (Brasil), Lagoa, Lagos, Leiria, Lisboa, Loulé, Loures, Luanda (Angola), Mafra, Mangualde, Marco de Canavezes, Mem Martins, Messines, Mindelo (Cabo Verde), Mira, Mirandela, Montargil, Montijo, Murtosa, Nazaré, Nova Iorque (EUA), Odivelas, Oeiras, Olhão, Ourense (Galiza), Ovar, Pangim (Goa), Pinhel, Pisa (Itália), Ponte de Sor, Pontevedra (Galiza), Portalegre, Portimão, Porto, Praia (Cabo Verde), Queluz, Recife (Brasil), Redondo, Régua, Rio de Janeiro (Brasil), Rio Maior, Sabugal, Sacavém, Sagres, Santarém, Santiago de Compostela (Galiza), São Brás de Alportel, São João da Madeira, São João d’El Rei (Brasil), São Paulo (Brasil), Seixal, Sesimbra, Setúbal, Silves, Sintra, Tavira, Teresina (Brasil), Tomar, Torres Novas, Torres Vedras, Trofa, Turim (Itália), Viana do Castelo, Vigo (Galiza), Vila do Bispo, Vila Meã, Vila Nova de Cerveira, Vila Nova de Foz Côa, Vila Nova de São Bento, Vila Real, Vila Real de Santo António e Vila Viçosa.

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Vidas Portuguesas: José Marinho (1904-1975)

“O homem que vive a vida imperfeita ao abrir seus olhos para a perfeição sente essa vida como excesso incomportável; e ou se apavora ante ela, ou a nega, ou, ainda mais vulgarmente julga inteiramente ignorá-la: toda a perplexidade ante o nada radica num sentido germinal ou transitivo da plenitude. Entre aquelas atitudes e a de aceitar o que nos transcende como positivo objecto de conhecimento há uma diferença de grau, não uma diferença de natureza. A linguagem, a expressão do homem é constantemente equívoca e balbuciante. E importa ter penetrado para além da expressão para encontrar o próprio momento de ser, e conceber o trânsito da noite ao dia, da sombra à luz, a semente e o concreto princípio. Tarefa difícil, esta, quando cada um deles é inconsciente dele e involuntária ou voluntariamente o desfigura”.
José Marinho, Aforismos sobre o que mais importa

Apontamento Biográfico
José Carlos de Araújo Marinho nasceu na cidade do Porto no dia 1 de Fevereiro de 1904.
Licenciou-se em Filologia Românica na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, em 1926, com a dissertação subordinada ao título Ensaio sobre a Obra de Teixeira de Pascoaes. Em 1930, frequenta a Escola Normal Superior de Coimbra, cujo trabalho final é denominado de Teoria e Metodologia do Português e do Francês, e é convidado por Joaquim de Carvalho para ser seu assistente. Marinho, porém, não aceita e torna-se professor de liceu. Leccionará no Porto, em Faro e em Viseu.
Colabora em revistas como a Presença, a Princípio, a Águia e a Seara Nova. Nesta última, entre 1934 e 1935, estabelecerá uma polémica com António Sérgio (1883-1969) a propósito de um comentário que o ideólogo dos Ensaios havia feito ao livro que Sant’Anna Dionísio (1902-1991) tinha publicado, na Seara Nova, com o título Antero de Quental - Algumas notas sobre o seu drama e a sua cultura.
Em 1937 é preso, durante dois meses, por motivos políticos, no Aljube, em Lisboa. Os professores e o Reitor do Liceu de Viseu haviam enviado, para o Ministério do Interior, um telegrama de repúdio contra a Lei Cabral, criada em 1935 (esta obrigava todos os funcionários públicos a declararem que não pertenciam a sociedades secretas). Contudo, embora o seu nome constasse no telegrama, José Marinho nunca assinou tal protesto. De qualquer modo, para além de ter sido preso, foi demitido da função pública e nunca mais a ela regressará. Dedicar-se-á às traduções e às explicações particulares.
Em 1941 fixa, finalmente, residência em Lisboa. Mais tarde, trabalhará no Centro de Investigação Pedagógica da Fundação Calouste Gulbenkian.
Morre no dia 5 de Agosto de 1975, em Lisboa.

Apontamento Crítico
José Marinho é um discípulo fervoroso de Leonardo Coimbra (1883-1936). Foi seu aluno na Faculdade de Letras do Porto e nunca se separou espiritual e intelectualmente do professor por toda a sua vida. De todo o modo, Marinho estrutura uma linha de pensamento muito original, destancando-se da teoria do criacionismo proposta pelo mestre Coimbra e aventurando-se num novo pensar. Assim sendo, o pensador portuense move-se, essencialmente, pela dignificação de uma “razão situada”, tão descredibilizada pelo racionalismo e pelo idealismo crítico que, à época, vigoravam em Portugal, importados sobretudo de França e de Inglaterra. Sem descurar o aspecto universal da filosofia, José Marinho acredita que o sujeito (homem situado) é influenciado pela língua em que pensa e escreve, pela tradição onde está enraizado, pelo ambiente sócio-cultural ao qual está integrado. Neste sentido, debate-se, então, pela elevação da cultura portuguesa, pela originalidade do pensar português, pela filosofia nacional. Na sua perspectiva, não faz sentido apelar-se para uma Razão Pura - escrava das estruturas formais e dos modelos que encarceram para sempre o homem a uma lógica perfeita que tudo unifica e explica -, mas antes para uma Razão Sublimada que, ao negar o formalismo e a metodologia, aponta para o mito, para os arquétipos, para os símbolos, para a poesia, nos quais, ao fim e ao cabo, radica o ser do homem.
Para além de ter escrito muito e de amadurecer constantemente aquilo que ia reflectindo, muitas vezes durante anos, a obra emblemática de José Marinho vem a público, porém, apenas em 1961: Teoria do Ser e da Verdade. Dizemos emblemática essencialmente por duas razões: em primeiro lugar porque é um ensaio de cifra enigmática, de leitura difícil para o leitor desprevenido; e em segundo porque nele condensa grande parte das suas propostas filosóficas. Nesta obra, Marinho discute, então, expressões como “insubstancial substante”, “visão unívoca” e “o ver sem distância”. Tal obra alude simbolicamente a uma viagem, a uma longa e insituada viagem, que, no fundo, visa perscrutar a senda do Ser. Obra fundamentalmente de natureza ontológica, Teoria do Ser e da Verdade pretende escapar dos formalismos cognitivos e conceptuais que todo o saber e toda a epistemologia tradicionalmente engendram e propor um apelo para a visão intuitiva – visão unívoca. Esta, no fundo, afastada que está de todas as cisões que, no homem, posteriormente se impõem, poderá conceder-lhe a verdade do Ser, sem reflexões e meditações, sem o auxílio de formas ou categorias exteriores. Ou seja, nessa visão, quando o ser é consigo mesmo (“completa comunhão”), saberá toda a verdade. Contudo, o ser que é consigo mesmo não pode saber-se, precisa ser para si para poder saber-se. Nesse instante, ocorre a cisão e o homem lançará mãos de um processo gnosiológico, absolutamente exterior, para alcançar a verdade. Algo que a visão unívoca, curiosamente, já lhe tinha proporcionado.

Bibliografia Indicativa
O pensamento filosófico de Leonardo Coimbra (1945)
Teoria do ser e da verdade (1961)
Elementos para uma antropologia situada (1966)
Filosofia, ensino ou iniciação? (1972)
Verdade, condição e destino no pensamento português contemporâneo (1976)
Estudos sobre o pensamento português contemporâneo (1981)
Aforismos sobre o que mais importa (1994)
Significado e valor da metafísica (1996)

Sem comentários: