A Águia, órgão do Movimento da Renascença Portuguesa, foi uma das mais importantes revistas do início do século XX em Portugal. No século XXI, a Nova Águia, órgão do MIL: Movimento Internacional Lusófono, tem sido cada vez mais reconhecida como "a única revista portuguesa de qualidade que, sem se envergonhar nem pedir desculpa, continua a reflectir sobre o pensamento português". 
Sede Editorial: Zéfiro - Edições e Actividades Culturais, Apartado 21 (2711-953 Sintra). 
Sede Institucional: MIL - Movimento Internacional Lusófono, Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa). 
Contactos: novaaguia@gmail.com ; 967044286. 

Donde vimos, para onde vamos...

Donde vimos, para onde vamos...
Ângelo Alves, in "A Corrente Idealistico-gnóstica do pensamento português contemporâneo".

Manuel Ferreira Patrício, in "A Vida como Projecto. Na senda de Ortega e Gasset".

Onde temos ido: Mapiáguio (locais de lançamentos da NOVA ÁGUIA)

Albufeira, Alcáçovas, Alcochete, Alcoutim, Alhos Vedros, Aljezur, Aljustrel, Allariz (Galiza), Almada, Almodôvar, Alverca, Amadora, Amarante, Angra do Heroísmo, Arraiolos, Assomada (Cabo Verde), Aveiro, Azeitão, Baía (Brasil), Bairro Português de Malaca (Malásia), Barcelos, Batalha, Beja, Belmonte, Belo Horizonte (Brasil), Bissau (Guiné), Bombarral, Braga, Bragança, Brasília (Brasil), Cacém, Caldas da Rainha, Caneças, Campinas (Brasil), Carnide, Cascais, Castro Marim, Castro Verde, Chaves, Cidade Velha (Cabo Verde), Coimbra, Coruche, Díli (Timor), Elvas, Ericeira, Espinho, Estremoz, Évora, Faial, Famalicão, Faro, Felgueiras, Figueira da Foz, Freixo de Espada à Cinta, Fortaleza (Brasil), Guarda, Guimarães, João Pessoa (Brasil), Juiz de Fora (Brasil), Lagoa, Lagos, Leiria, Lisboa, Loulé, Loures, Luanda (Angola), Mafra, Mangualde, Marco de Canavezes, Mem Martins, Messines, Mindelo (Cabo Verde), Mira, Mirandela, Montargil, Montijo, Murtosa, Nazaré, Nova Iorque (EUA), Odivelas, Oeiras, Olhão, Ourense (Galiza), Ovar, Pangim (Goa), Pinhel, Pisa (Itália), Ponte de Sor, Pontevedra (Galiza), Portalegre, Portimão, Porto, Praia (Cabo Verde), Queluz, Recife (Brasil), Redondo, Régua, Rio de Janeiro (Brasil), Rio Maior, Sabugal, Sacavém, Sagres, Santarém, Santiago de Compostela (Galiza), São Brás de Alportel, São João da Madeira, São João d’El Rei (Brasil), São Paulo (Brasil), Seixal, Sesimbra, Setúbal, Silves, Sintra, Tavira, Teresina (Brasil), Tomar, Torres Novas, Torres Vedras, Trofa, Turim (Itália), Viana do Castelo, Vigo (Galiza), Vila do Bispo, Vila Meã, Vila Nova de Cerveira, Vila Nova de Foz Côa, Vila Nova de São Bento, Vila Real, Vila Real de Santo António e Vila Viçosa.

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Os Deuses também Morrem de Douglas Carrara


OS DEUSES TAMBÉM MORREM

Homenagem a Fernando Pessoa

Se tenho a alma sofrida e triste
vós me exigis a alegria artificial de um espantalho.


Se nasci feio e desprovido de encantos,
vós não me suportais e me bateis a porta na cara,
sem nenhum remorso, batendo as mãos, indiferentemente.


Se vivo apenas do meu trabalho
e isto me traz felicidade,
vós me desprezais
porque sempre dependestes
do trabalho alheio
para poder viver.


Se após muito esforço
consigo esboçar um sorriso,
vós começais a escarnecer,
porque estou sorrindo
para aquém da alegria, amareladamente.


Sereis todos, por acaso, deuses?
E que não usam espelhos?
E por que, diabos, tenho eu de atender
a todas as vossas rígidas exigências,
para que possa ser aceito em vosso convívio?


Vós apenas fazeis exigências
sobre o que não posso modificar,
porque nasci assim,
defeituoso como um ser humano,
e mesmo que desejasse atendê-las,
nada poderia fazer,
pois que isto está além
da possibilidade de mudança.


Entretanto mesmo quando estou evoluindo,
construindo novas imagens de um mundo melhor,
nada disso vos interessa,
pois que estou fazendo
apenas aquilo que posso fazer,
com os elementos a que tenho acesso.

E até mesmo os sonhos, a imaginação,
os alimentos do espírito,
são desprezíveis à vossos olhos,
porque é algo que ainda posso construir.

Neste mundo habitado e dirigido por deuses mortais,
eu sou mesmo incompetente
se disponho apenas dos sonhos e da imaginação.

Mas, ó deuses, imperfeitos arautos
da perfeição impossível!
Por que não consigo satisfazer vossos caprichos,
mesmo quando realizo alguma proeza,
ainda que pequena,
ainda que humana,
ainda que dentro das minha possibilidades?

Por que me condenais à estagnação perpétua,
e não podeis admitir que eu seja capaz
de criar a beleza de um outro mundo
que tentais insistentemente desconhecer?

Imagino o esforço que fazeis
para manter essa máscara divina,
presa à face exigente e fria.

Avalio o sofrimento por que passais,
ao tentar sufocar vossas limitações humanas,
para poder exigir de nós,
a postura de super-homens.

Se algo existe a nos separar
é apenas uma linha frágil,
entre os que aceitam as limitações humanas
e os que se sentem ridículos
sendo apenas meramente humanos.
Douglas Carrara

--------------------------------------------------------------------------------------------
(*) Publicado em:
1) "Boletim da Banca do Pó-etá" - Nº 12 - DEZ/88 - Rio de Janeiro (RJ)
2) "Poesia & Prosa" de Marisa Fillet Bueloni - JUL/88 - Piracicaba (SP)

3) "O Vale do Aço" - JUL/88 - Cel. Fabriciano (MG)
4)
http://bchicomendes.com/dcarrara/psicog.htm

Sem comentários: