A Águia, órgão do Movimento da Renascença Portuguesa, foi uma das mais importantes revistas do início do século XX em Portugal. No século XXI, a Nova Águia, órgão do MIL: Movimento Internacional Lusófono, tem sido cada vez mais reconhecida como "a única revista portuguesa de qualidade que, sem se envergonhar nem pedir desculpa, continua a reflectir sobre o pensamento português". 
Sede Editorial: Zéfiro - Edições e Actividades Culturais, Apartado 21 (2711-953 Sintra). 
Sede Institucional: MIL - Movimento Internacional Lusófono, Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa). 
Contactos: novaaguia@gmail.com ; 967044286. 

Donde vimos, para onde vamos...

Donde vimos, para onde vamos...
Ângelo Alves, in "A Corrente Idealistico-gnóstica do pensamento português contemporâneo".

Manuel Ferreira Patrício, in "A Vida como Projecto. Na senda de Ortega e Gasset".

Onde temos ido: Mapiáguio (locais de lançamentos da NOVA ÁGUIA)

Albufeira, Alcáçovas, Alcochete, Alcoutim, Alhos Vedros, Aljezur, Aljustrel, Allariz (Galiza), Almada, Almodôvar, Alverca, Amadora, Amarante, Angra do Heroísmo, Arraiolos, Assomada (Cabo Verde), Aveiro, Azeitão, Baía (Brasil), Bairro Português de Malaca (Malásia), Barcelos, Batalha, Beja, Belmonte, Belo Horizonte (Brasil), Bissau (Guiné), Bombarral, Braga, Bragança, Brasília (Brasil), Cacém, Caldas da Rainha, Caneças, Campinas (Brasil), Carnide, Cascais, Castro Marim, Castro Verde, Chaves, Cidade Velha (Cabo Verde), Coimbra, Coruche, Díli (Timor), Elvas, Ericeira, Espinho, Estremoz, Évora, Faial, Famalicão, Faro, Felgueiras, Figueira da Foz, Freixo de Espada à Cinta, Fortaleza (Brasil), Guarda, Guimarães, João Pessoa (Brasil), Juiz de Fora (Brasil), Lagoa, Lagos, Leiria, Lisboa, Loulé, Loures, Luanda (Angola), Mafra, Mangualde, Marco de Canavezes, Mem Martins, Messines, Mindelo (Cabo Verde), Mira, Mirandela, Montargil, Montijo, Murtosa, Nazaré, Nova Iorque (EUA), Odivelas, Oeiras, Olhão, Ourense (Galiza), Ovar, Pangim (Goa), Pinhel, Pisa (Itália), Ponte de Sor, Pontevedra (Galiza), Portalegre, Portimão, Porto, Praia (Cabo Verde), Queluz, Recife (Brasil), Redondo, Régua, Rio de Janeiro (Brasil), Rio Maior, Sabugal, Sacavém, Sagres, Santarém, Santiago de Compostela (Galiza), São Brás de Alportel, São João da Madeira, São João d’El Rei (Brasil), São Paulo (Brasil), Seixal, Sesimbra, Setúbal, Silves, Sintra, Tavira, Teresina (Brasil), Tomar, Torres Novas, Torres Vedras, Trofa, Turim (Itália), Viana do Castelo, Vigo (Galiza), Vila do Bispo, Vila Meã, Vila Nova de Cerveira, Vila Nova de Foz Côa, Vila Nova de São Bento, Vila Real, Vila Real de Santo António e Vila Viçosa.

domingo, 10 de fevereiro de 2008

A "Morte de Portugal" pode ter aspectos muito positivos

Confesso que tenho uma opinião ambivalente em relação á forma como Miguel Real e João Marques de Almeida abordam a "Morte de Portugal" e as "pressões normalizadoras" vindas de Bruxelas.

Por um lado, é verdade que todas estas pressões são sintomas de um acelerar de um processo de perca de controlo do povo Português em relação ao seu próprio destino que se tem vindo a viver há quase 500 anos. Acelerar este que possivelmente irá desembocar num culminar, num "rigor mortis", que se espera seja rápido e certeiro, para que depois possa haver um renascimento.

É verdade que este processo é em grande parte o resultado do provincianismo e oportunismo das nossas elites, em conjunto com a dormência da sociedade civil e o imobilismo das massas, resultado de processos seculares de deseducação da população que resultaram num "medo de ser" que tão bem retrata José Gil e num medo ainda maior de questionar tudo e todos os que tenham algum traço real ou ilusório de autoridade.

No entanto, não será que este descaracterizar possa vir a ter resultados benéficos para o país?

O país que temos actualmente é uma crisálida, e por isso irrespirável.

É um país que nos últimos 34 anos viveu um processo de democratização de fachada, devido á falta de tradições de mobilização popular que pudessem levar a um engagamento autêntico dos cidadãos no processo de mudança. Nenhum dos nossos partidos políticos teve a preocupação de promover uma democratização das relações sociais, de levar a cabo um processo de re-socialização que atacasse as causas do autoritarismo na sua raíz. O resultado é que quem nunca teve voz continuou tão calado quanto antes.

Mente quem diz que o 25 de Abril foi uma autêntica revolução. Foi um golpe militar, levado a cabo pelos militares, no qual o povo entrou quando as cartas já estavam lançadas, e que foi posteriormente gerido por partidos políticos que funcionavam na mesma lógica política de elites que caracterizou a política em Portugal nos séculos precedentes.

A mudança que se operou nos Portugueses também foi pouco mais que cosmética. Comemos melhor, habitamos melhor, vemos filmes estrangeiros quase na mesma altura em que saem no país de origem, estamos mais bonitos, vestimos melhor, viajamos mais, adoptamos a gíria dos centros cosmopolitas, damo-nos ares desempoeirados e descomplexados. Debaixo dessa maquilhagem, continua a mesma coisa de sempre.

João Marques de Almeida refere que quase que já não se ouvem os sinos tocar. Talvez isso tenha aspectos muito positivos, pois os sinos das nossas igrejas trazem consigo as memórias do Ultra-Catolicismo inquisitorial que matou, enlouqueceu, ou forçou ao exílio, mandado ou voluntário, os Portugueses mais criativos, voluntariosos e mais dotados de energias potencialmente transformadoras.

Assim foi durante séculos e continua a ser. O autoritarismo endémico que se reproduziu durante séculos em Portugal e continua a ser reproduzido entranhou-se no subconsciente de cada um de nós, infectando relações entre professores e alunos, entre colegas de trabalho ou de estudo, entre vizinhos, entre familiares.

É esse autoritarismo que ainda leva muitos Portugueses a deixarem o país voluntariamente, por o acharem irrespirável. A começar pelo hábito de tantas famílias de elevarem a imagem social o "o que as pessoas podem pensar" a valor máximo, desse modo levando a uma existência hipócrita e vazia, que mirra o desenvolvimento de uma vida interior saudável. A construção de personalidade passa a ser um mero reflexo das reacções alheias. O "eu" individual torna-se assim uma construção frágil, facilmente manipulável e destrutível.

Os resultados estão á vista: A vida diária em Portugal é caracterizada por uma violência muito subtil e endémica que impede que se tenha iniciativa para fazer mais do que viver a sua "vidinha", assegurar o mínimo indispensável para garantir o comforto e uma boa imagem social.

E daí vem o lado mais negro do Fado, a ideia de que não há nada a fazer, que "é a vida", que "os políticos", "o sistema" e "os patrões" serão sempre mais fortes e acabarão sempre por esmagar quem ousar não se vergar.

E a ideia, ainda mais profunda e subtilmente enraizada, que "parecer bem" é muito mais importante do que ser feliz.

Sei de várias pessoas que sairam de Portugal por não aguentarem esse conformismo. Várias mulheres voluntariosas que recusam baixar os olhos e se calarem na esfera pública, vários artistas. Homosexuais e bissexuais de ambos os sexos. Aventureiros de várias espécies para quem "parecer bem" não chegava. Conheço até pessoas que pensam seriamente em desistir da nacionalidade Portuguesa por revolta.

O João Marques de Almeida refere a perseguição feita pela ASAE ás colheres de pau. Sim senhor é uma imposição de carácter muito autoritário. No entanto, sei de muito boa gente que lá no fundo fica feliz por ver a colher de pau desaparecer. Pois a colher que mistura a comida que nos alimenta é também muitas vezes a colher que arrebentou os traseiros, as costas e a auto-estima de muitas crianças e adolescentes Portugueses. O autoritarismo á Portuguesa começa e reproduz-se em casa. De tanto se falar em "valores da família" se esqueceu que as relações familiares precisam de ser questionadas e democratizadas. O que se passa em casa irá reproduzir-se mais tarde nos gabinetes do governo, na Assembleia da República, nas empresas e nas escolas.

Em Portugal o sol, quando nasce, não é para todos. Basta uma pessoa entrar em contacto com qualquer instituição pública.

O mesmo acontece entre comunidades Portuguesas á volta do mundo. Basta uma pessoa entrar num consulado ou embaixada de Portugal. Um@ estudante de pós-graduação ou um@ executivo serão quase sempre muito bem tratados, enquanto que o emigrante que ganha a vida á custa de um trabalho braçal é muitas vezes tratado de forma humilhante.

Mesmo entre pessoas altamente qualificadas: Alguém que não venha de um meio de elite é muitas vezes tratad@ como um@ intrus@, e com frequência humilhad@ publicamente por não possuir as credenciais familiares ou políticas certas. Sei de muito boa gente que, estando a estudar ou a trabalhar no estrangeiro, é mehor recebid@ nas embaixadas de países como a Suécia, Noruega, Dinamarca ou Austrália do que na Embaixada de Portugal. Sei até de casos de pessoas que sofreram pressões de diplomatas Portugueses para não se candidatarem ou não aceitarem postos em organizações internacionais pelas mesmas razões, de modo a abrir caminho a candidatos legitimados pela ética da "cunha" e da reprodução das elites.

Foi necessário "matar" a Alemanha de antes da 2a Guerra Mundial para se proceder a uma efectiva "des-nazificação" da mesma. O mesmo não aconteceu com a Áustria, que se refugiou no estatuto de parceiro mais fraco do "Anschluss" para evitar uma profunda reflexão sobre o carácter e destino nacional. O resultado está á vista: Toda a amargura, hipocrisia e violência psicológica retratados por escritores como Thomas Bernhard (http://fr.wikipedia.org/wiki/Thomas_Bernhard), Ingeborg Bachmann (http://fr.wikipedia.org/wiki/Ingeborg_Bachmann) e Elfriede Jelinek (http://fr.wikipedia.org/wiki/Elfriede_Jelinek), assim como o realizador Michael Haneke. Todas as forças inconscientes não exorcizadas que se projectaram em Jörg Haider e o seu FPÖ, que chegou a estar numa coligação governamental graças a um discurso patrioteiro e racista que tentava servir de analgésico de uma crise identitária profunda.

Quer queiramos quer não, é preciso admitir que ainda vivemos sob a sombra de Salazar. Basta lembrarmo-nos da frequência com que ouvimos que "este país precisa é de uma mão forte" e que "não podemos fazer nada, é assim que as coisas sempre foram e continuarão a ser".

Faz falta a Portugal passar por um um processo de "des-salazarização" profundo, que vá muito além dos "saneamentos" e "nacionalizações" que aconteceram no pós-25 de Abril, assim como as catarses da guerra colonial feitas por António Lobo Antunes. Esta "des-salazarização" deve passar por um confrontar e questionar de todos os esquemas mentais e culturais autoritários que impedem que estes país e os seus cidadãos realizem plenamente o seu pontencial.

Celebrar a língua e a cultura não basta. Muito pelo contrário: Se o fizermos de forma acrítica, podemos cair no risco de ver todo o projecto do MIL ser contruido sobre um castelo de cartas.

Precisamos ter em conta, em primeiro lugar, que a cultura dita "Lusófona" nas ex-colónias é um património de uma elite. Qualquer pessoa que trabalhe nos PALOP verifica que, na Guiné, só 5% da população fala o Português. Em Moçambique, só cerca de 20%. Em Timor, o número também é bastante reduzido. Em Goa ainda mais. No Brazil, os movimentos de Indígenas e Afro-descentes estão a fazer um esforço sério para recuperar e promover a língua e cultura Yoruba e Guarani, entre outras.

Quer queiramos quer não, temos de admitir, por muito que nos custe, que a presença Portuguesa em todos estes países ainda é uma triste memória. A memória da guerra colonial em África e de todo o processo que levou á invasão de Timor pela Indonésia ainda estão bem vivos. A maior parte dos Indianos sabe que a Inquisição foi ainda mais feroz em Goa, Damão e Diu do que foi na Península Ibérica, levando á quase destruição de uma cultura milenar. Isto ao ponto de quase todos os templos Hindus em Goa terem sido construidos só no final do século XIX ou no século XX.

O facto de a nossa colonização não ter sido tão "sanguinária" quanto a Britânica ou a Espanhola não pode servir de desculpa para não encararmos estes factos.

Se quizermos que o nosso projecto seja levado a sério, temos de não só encarar estes factos de frente, mas também facilitar a inclusão e plena expressão de todas essas línguas e culturas minoritárias, mesmo que o que elas tenham a dizer não seja agradável aos nossos ouvidos.

Temos também de assumir que o Portugal que conhecemos está moribundo, e que muito provavelmente é bom que assim seja. Matemos este Portugal postiço e hipócrita para que o verdadeiro Portugal se possa cumprir.

Que nesse processo tenhamos a coragem de encarar o Salazar que existe dentro de cada um de nós.

É hora!

PS - Isto para não falar que as pressões da União Europeia para a regionalização podem até ser um factor que favoreça a concretização do projecto Municipalista. A burocracia da UE não é necessariamente nossa inimiga. É preciso é saber manejá-la bem.

4 comentários:

Al Cardoso disse...

Um excelente artigo que ficaria muito bem em qualquer jornal de grande tiragem!
Concordo com tudo quanto escreveu, parabens.

Um abraco dalgodrense.

Anónimo disse...

profundo e certeiro. comovente. Obrigada

Ana Margarida Esteves disse...

Prezado companheiro Albino Cardoso, muito obrigada pelo seu apoio. Vemos que estamos regionalmente muito próximos: Estou (temporariamente) a viver em Providence, RI. Não estará na hora de organizarmos um núcelo MIL na costa leste dos EUA?

Anónimo disse...

Excelente texto!!! Parabéns