A Águia, órgão do Movimento da Renascença Portuguesa, foi uma das mais importantes revistas do início do século XX em Portugal. No século XXI, a Nova Águia, órgão do MIL: Movimento Internacional Lusófono, tem sido cada vez mais reconhecida como "a única revista portuguesa de qualidade que, sem se envergonhar nem pedir desculpa, continua a reflectir sobre o pensamento português". 
Sede Editorial: Zéfiro - Edições e Actividades Culturais, Apartado 21 (2711-953 Sintra). 
Sede Institucional: MIL - Movimento Internacional Lusófono, Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa). 
Contactos: novaaguia@gmail.com ; 967044286. 

Donde vimos, para onde vamos...

Donde vimos, para onde vamos...
Ângelo Alves, in "A Corrente Idealistico-gnóstica do pensamento português contemporâneo".

Manuel Ferreira Patrício, in "A Vida como Projecto. Na senda de Ortega e Gasset".

Onde temos ido: Mapiáguio (locais de lançamentos da NOVA ÁGUIA)

Albufeira, Alcáçovas, Alcochete, Alcoutim, Alhos Vedros, Aljezur, Aljustrel, Allariz (Galiza), Almada, Almodôvar, Alverca, Amadora, Amarante, Angra do Heroísmo, Arraiolos, Assomada (Cabo Verde), Aveiro, Azeitão, Baía (Brasil), Bairro Português de Malaca (Malásia), Barcelos, Batalha, Beja, Belmonte, Belo Horizonte (Brasil), Bissau (Guiné), Bombarral, Braga, Bragança, Brasília (Brasil), Cacém, Caldas da Rainha, Caneças, Campinas (Brasil), Carnide, Cascais, Castro Marim, Castro Verde, Chaves, Cidade Velha (Cabo Verde), Coimbra, Coruche, Díli (Timor), Elvas, Ericeira, Espinho, Estremoz, Évora, Faial, Famalicão, Faro, Felgueiras, Figueira da Foz, Freixo de Espada à Cinta, Fortaleza (Brasil), Guarda, Guimarães, Idanha-a-Nova, João Pessoa (Brasil), Juiz de Fora (Brasil), Lagoa, Lagos, Leiria, Lisboa, Loulé, Loures, Luanda (Angola), Mafra, Mangualde, Marco de Canavezes, Mem Martins, Messines, Mindelo (Cabo Verde), Mira, Mirandela, Montargil, Montijo, Murtosa, Nazaré, Nova Iorque (EUA), Odivelas, Oeiras, Olhão, Ourense (Galiza), Ovar, Pangim (Goa), Pinhel, Pisa (Itália), Ponte de Sor, Pontevedra (Galiza), Portalegre, Portimão, Porto, Praia (Cabo Verde), Queluz, Recife (Brasil), Redondo, Régua, Rio de Janeiro (Brasil), Rio Maior, Sabugal, Sacavém, Sagres, Santarém, Santiago de Compostela (Galiza), São Brás de Alportel, São João da Madeira, São João d’El Rei (Brasil), São Paulo (Brasil), Seixal, Sesimbra, Setúbal, Silves, Sintra, Tavira, Teresina (Brasil), Tomar, Torres Novas, Torres Vedras, Trofa, Turim (Itália), Viana do Castelo, Vigo (Galiza), Vila do Bispo, Vila Meã, Vila Nova de Cerveira, Vila Nova de Foz Côa, Vila Nova de São Bento, Vila Real, Vila Real de Santo António e Vila Viçosa.

terça-feira, 18 de fevereiro de 2025

Na NOVA ÁGUIA 35: FILOSOFIA DA HISTÓRIA PORTUGUESA...

A FILOSOFIA DA HISTÓRIA NO KRAUSISMO PORTUGUÊS: RODRIGUES DE BRITO, CUNHA SEIXAS E SILVA CORDEIRO | António Braz Teixeira

A FILOSOFIA DA HISTÓRIA DO CRISTIANISMO DE RODRIGUES DE BRITO | A. Paulo Dias Oliveira

SÍLVIO LIMA, CRÍTICO DA FILOSOFIA DA HISTÓRIA | Carlos Leone

OS TRILHOS DA HISTÓRIA À LUZ DA MOVÊNCIA FILOSÓFICA DE ANTÓNIO QUADROS | César Tomé

OLIVEIRA MARTINS: O COMPROMISSO DA “VIDA NOVA” | Guilherme d’Oliveira Martins

A CONCEPÇÃO BRUNINA DA HISTÓRIA | Joaquim Domingues

INTRODUÇÃO À FILOSOFIA DA HISTÓRIA DE LIMA DE FREITAS (DO SIMBOLISMO AO SACRISMO) | José Carlos Pereira

ANTÓNIO SÉRGIO: HISTORIOLOGIA, HISTORIOSOFIA E HISTORIOPEDIA | José Esteves Pereira

filosofia da história em teófilo braga | José Luís Brandão da Luz

MÂNTICA E PRESENTIFICAÇÃO: VIVÊNCIAS IMERSIVAS DA HISTÓRIA EM TEIXEIRA DE PASCOAES | Luísa Borges

ELEMENTOS DA LEITURA FIDELINIANA DA HISTÓRIA | Mário Carneiro

EDUARDO LOURENÇO: O DEBATE COM ORPHEU E A PRESENÇA E A CRÍTICA AO MARXISMO | Miguel Real

O TERCEIRO FACTOR: FRANCISCANISMO, FIORISMO E MARTINISMO NA LITERATURA DE JAIME CORTESÃO | Pedro Martins

ENTRE AMORIM DE CARVALHO E AGOSTINHO DA SILVA: DO “FIM HISTÓRICO” AO “RENASCIMENTO” DE PORTUGAL, 50 ANOS APÓS A REVOLUÇÃO DE 1974 | Renato Epifânio

DALILA PEREIRA DA COSTA E A RAZÃO MÍTICA NA HISTÓRIA DA ESPIRITUALIDADE PORTUGUESA | Samuel Dimas