EM TODO O PAÍS & MUNDO LUSÓFONO: LANÇAMENTOS NOVA ÁGUIA: REVISTA DE CULTURA PARA O SÉCULO XXI

Desde 2008, "a única revista portuguesa de qualidade que, sem se envergonhar nem pedir desculpa, continua a reflectir sobre o pensamento português".

A Águia foi uma das mais importantes revistas do início do século XX em Portugal, em que colaboraram algumas das mais relevantes figuras da nossa Cultura, como Teixeira de Pascoaes, Jaime Cortesão, Raul Proença, Leonardo Coimbra, António Sérgio, Fernando Pessoa e Agostinho da Silva.

A NOVA ÁGUIA pretende ser uma homenagem a essa tão importante revista da nossa História, procurando recriar o seu “espírito”, adaptado ao século XXI, conforme se pode ler no nosso
Manifesto.

Tal como n’ A Águia, procuraremos o contributo das mais relevantes figuras da nossa Cultura, que serão chamadas a reflectir sobre determinados temas:

- 1º número (1º semestre de 2008): A ideia de Pátria: sua actualidade.

- 2º número (2º semestre de 2008): António Vieira e o futuro da Lusofonia.

- 3º número (1º semestre de 2009): O legado de Agostinho da Silva, 15 anos após a sua morte.

- 4º número (2º semestre de 2009): Pascoaes, Portugal e a Europa: 20 anos após a queda do Muro de Berlim.

- 5º número (1º semestre de 2010): Os 100 anos d' A Águia e a situação cultural de hoje.

- 6º número (2º semestre de 2010): A República, 100 anos depois.

- 7º número (1º semestre de 2011): Fernando Pessoa: "Minha pátria é a língua portuguesa", nos 15 anos da CPLP.

- 8º número (2º semestre de 2011): O Pensamento da Cultura de Língua Portuguesa: nos 30 anos do falecimento de Álvaro Ribeiro.

- 9º número (1º semestre de 2012): Nos 100 anos da Renascença Portuguesa: como será Portugal daqui a 100 anos?

- 10º número (2º semestre de 2012): Leonardo Coimbra, nos 100 anos d’O Criacionismo.

- 11º número (1º semestre de 2013): "Da minha língua vê-se o mar": o Mar e a Lusofonia.

- 12º número (2º semestre de 2013): António Quadros "rosto mais visível da Filosofia Portuguesa" - nos 20 anos do seu falecimento.

- 13º número (1º semestre de 2014): O balanço de Abril, 40 anos depois - nos 20 anos do falecimento de Agostinho da Silva.

- 14º número (2º semestre de 2014): 80 Anos da Mensagem 8 Séculos da Língua Portuguesa.

- 15º número (1º semestre de 2015): Nos 100 Anos d' Orpheu e d'Arte de Ser Português.

- 16º número (2º semestre de 2015): Sampaio Bruno, “fundador da filosofia portuguesa”: nos 100 anos do seu falecimento.

Para o 16º número, os textos devem ser enviados até ao final de Junho.

Sede Editorial: Zéfiro - Edições e Actividades Culturais, Apartado 21 (2711-953 Sintra).
Sede Institucional: MIL - Movimento Internacional Lusófono, Palácio da Independência, Largo de São Domingos, nº 11 (1150-320 Lisboa).

Contactos: novaaguia@gmail.com ; 967044286.


Capa da NOVA ÁGUIA 15

Capa da NOVA ÁGUIA 15

EDITORIAL NOVA ÁGUIA 15

2015 é um ano rico em centenários e a NOVA ÁGUIA, como sempre tem acontecido desde a sua génese, não deixa esquecer o que verdadeiramente merece ser lembrado, na vasta área da cultura portuguesa e lusófona.
Assim, começamos por evocar o centenário do “Orpheu”, essa revista que, não obstante a sua brevidade, marcou profundamente o panorama cultural da época. Começando com duas estreias na NOVA ÁGUIA – Eduardo Lourenço e Jerónimo Pizarro –, coligimos neste número mais de uma dúzia de abordagens – sobre “Orpheu” e as suas primaciais figuras: desde logo, Fernando Pessoa e Mário de Sá-Carneiro.
Neste ano assinala-se igualmente o centenário da “Arte de Ser Português”, essa obra tão emblemática dos desígnios da Revista “A Águia” e do Movimento da “Renascença Portuguesa”. Ainda que de forma menos extensa, evocamos também aqui essa obra maior de Teixeira de Pascoaes.
Fiel à sua condição trans-nacional lusófona, a NOVA ÁGUIA publica neste número as Comunicações proferidas na I Conferência Cabo-Verdiana “Filosofia, Literatura e Educação”, promovida pelo MIL na Universidade de Cabo Verde, a 18 e 19 de Outubro de 2013, em parceria com esta Universidade e com o Instituto Camões. E evocamos ainda, na secção EVO(O)CAÇÕES, a cabo-verdiana Nela Barbosa e o brasileiro Sílvio Romero, pela mão de Ricardo Vélez Rodríguez.
Neste ano assinala-se ainda o centenário do nascimento de Banha de Andrade e Pinharanda Gomes destaca bem o valor da sua obra – “a favor da filosofia portuguesa”, como refere. De resto, por exortação da sua família, a NOVA ÁGUIA assumiu o patrocínio institucional de uma carta aberta, assinada por algumas das mais insignes figuras da nossa cultura, em prol da reedição da obra de Banha de Andrade – que, quer pela sua extensão, quer, sobretudo, pela sua qualidade, bem merece não ser esquecida.
Pinharanda Gomes é, de resto, uma figura igualmente em destaque neste número, não só pela sua sempre valiosa colaboração, como, em particular, pela breve mais incisiva entrevista feita por Luís de Barreiros Tavares – publicada na secção EXTRAVOO, onde se poderá ler igualmente uma muito interessante entrevista a José Eduardo Franco, onde, entre outros assuntos, se fala da recente edição da Obra Completa do Padre António Vieira, decerto, sob todos os pontos de vista, um dos maiores acontecimentos editoriais nos últimos anos no universo lusófono. Para o próximo número, está já na calha uma outra entrevista feita por Luís de Barreiros Tavares a Eduardo Lourenço.
No próximo número, a figura em maior destaque será Sampaio Bruno, igualmente por ocasião do seu centenário (de falecimento). Como sempre, na perspectiva futurante que nos caracteriza, o que procuraremos reflectir será não apenas sobre a importância do pensamento de Sampaio Bruno na sua época, como, sobretudo, sobre a sua importância no século XXI. É esse o repto que desde já lançamos ao universo dos nossos colaboradores, universo esse que, como é manifesto, se vem alargando de número para número, em termos quantitativos e qualitativos. Ao décimo quinto número, a NOVA ÁGUIA é já um clássico.

NOVA ÁGUIA Nº 15: ÍNDICE

Editorial…5
NOS 100 ANOS DO “ORPHEU”
Eduardo Lourenço, “ORFEU” OU A POESIA COMO REALIDADE…8
Jerónimo Pizarro, ORPHEU: NÃO FALTA UM PREFÁCIO-MANIFESTO?...16
Nuno Sotto Mayor Ferrão, O COSMOPOLITISMO MODERNISTA E LUSÓFONO NA REVISTA ORPHEU…18
Renato Epifânio, ENTRE “ORPHEU” E “A ÁGUIA”, ENTRE FERNANDO PESSOA E TEIXEIRA DE PASCOAES…25
Annabela Rita, DE PORTUGAL À MENSAGEM…28
Brunello Natale De Cusatis, O DESASSOSSEGO RELIGIOSO DE FERNANDO PESSOA…34
Jesus Carlos, FERNANDO PESSOA, O AFRICANO…38
Maria João Carvalho, A ARTE POÉTICA DE ÁLVARO DE CAMPOS EM ODE TRIUNFAL…39
José Almeida, NO LABIRINTO DO ESPÍRITO: DALILA PEREIRA DA COSTA E FERNANDO PESSOA…42
Paula Oleiro, O DIÁLOGO DE RUBEN A. COM FERNANDO PESSOA…45
Susana Bravo, O CREPÚSCULO EM FERNANDO PESSOA E
FLORBELA ESPANCA…48
Luís de Barreiros Tavares, PONTE, ACELERAÇÃO E
VELOCIDADE EM MÁRIO DE SÁ-CARNEIRO…54
Luís Lóia, MANUCURE E O SENSACIONISMO...61
Pedro Jacob Morais, ALMADA NEGREIROS: O MENINO D’OLHOS DE GIGANTE…63
Edward Ayres de Abreu, RUY COELHO E A GERAÇÃO D’ORPHEU…64
Manuel Ferreira Patrício, SOBRE O POEMA DE FERNANDO PESSOA: Ó SINO DA MINHA ALDEIA…72
NOS 100 ANOS DA "ARTE DE SER PORTUGUÊS", DE TEIXEIRA DE PASCOAES
Maria Luísa de Castro Soares, NOS 100 ANOS D' ORPHEU E D' ARTE DE SER PORTUGUÊS: AS ANTINOMIAS DO PROGRESSO…76
José Almeida, ITINERÁRIO E ACTUALIDADE D’ ARTE DE SER PORTUGUÊS…82
Renato Epifânio, A ARTE DE SER LUSÓFONO…86
I CONFERÊNCIA CABO-VERDIANA “FILOSOFIA, LITERATURA E EDUCAÇÃO”
Arminda Brito, A (DES)CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE EM ROSALINDA, A NENHUMA DE MIA COUTO…88
Daniel Medina, DEUS E O AMOR EM EUGÉNIO TAVARES…93
Fátima Fernandes, A CONSTRUÇÃO DO SUJEITO NA LITERATURA CABO-VERDIANA CONTEMPORÂNEA…96
Manuel Veiga, CHUVA BRABA NO IDEÁRIO PROGRAMÁTICO DA REVISTA CLARIDADE…106
Márcia Couto, LÍNGUAS EM PORTUGUÊS: OUVINDO A LUSOFONIA PLURAL…111
Ondina Ferreira, REFLEXOS DE VALORES HUMANISTAS/CRISTÃOS NA CRIAÇÃO POÉTICA CABO-VERDIANA…114
Octávio Cândida Francisca, JOÃO RODRIGUES, O ÚLTIMO CLARÃO DA CLARIDADE…117
EVO(O)CAÇÕES
AIRES TORRES, por António José Queiroz…128
BANHA DE ANDRADE, por J. Pinharanda Gomes…130
CAMILO CASTELO BRANCO, por António Braz Teixeira…142
MANUEL DE OLIVEIRA LIMA, por André Heráclio do Rêgo…146
NELA BARBOSA, por Elter Manuel Carlos…151
PADRE FREI ESTEVÃO DA PURIFICAÇÃO, por José Luís Neto…160
SÍLVIO ROMERO E TEÓFILO BRAGA, por Ricardo Vélez Rodríguez…169
TOMÉ NATANAEL, por Carlos Aurélio…175
WINSTON CHURCHILL, por José Lança-Coelho…180
OUTROS VOOS
Adriano Moreira, DA SEGURANÇA DO ATLÂNTICO E DA MARITIMIDADE DA CPLP…184
Artur Manso, A RENASCENÇA PORTUGUESA E A RENOVAÇÃO DEMOCRÁTICA…192
João Pereira de Matos, DAMNATIO…197
Maria Leonor L.O. Xavier, UM ANTÍDOTO ANTIFUNDAMENTALISTA NA EXEGESE SIMBÓLICA MEDIEVAL…199
Paulo Ferreira da Cunha, CIDADANIA PRIVADA E CIDADANIA PÚBLICA…201
Pedro Vistas, DA DIDÁCTICA À PEDAGOGIA – PARA UMA RESTAURAÇÃO DA FILOSOFIA…213
RUBRICAS
ENTRECAMPOS, de J. Pinharanda Gomes…228
REGISTOS, de Eduardo Aroso…231
DO ESPÍRITO DOS LUGARES, de Manuel J. Gandra…232
CARTAS SEM RESPOSTA, de João Bigotte Chorão…234
BIBLIÁGUIO
LA VITA PLURALE DI FERNANDO PESSOA, por José Almeida…238
PESSOA EXISTE?, por Miguel Real…239
NOVA TEORIA DO SEBASTIANISMO, por Joaquim Domingues…242
EMIGRANTES, EXILADOS E PERSEGUIDOS. A COMUNIDADE PORTUGUESA NA GALIZA (1890-1940), por Maria Dovigo…246
O PUTO – AUTÓPSIA DOS VENTOS DA LIBERDADE, por António Cândido Franco…249
ESCOLA DE BRAGA. A CORRESPONDÊNCIA COM DELFIM SANTOS, por Manuel Maria de Magalhães…251
EXTRAVOO
ENTREVISTA A PINHARANDA GOMES, por Luís de Barreiros Tavares…258
ENTREVISTA A JOSÉ EDUARDO FRANCO, por Norberto Dallabrida…262
POEMÁGUIO
Renato Epifânio, MANOEL DE OLIVEIRA / HERBERTO HELDER…6-7
José Valle de Figueiredo, GOULART NOGUEIRA…7
Manoel Tavares Rodrigues-Leal, AMADEO DE SOUZA-CARDOSO…38
António José Borges, SECOND SIGHT / FAZER (E) O LUGAR…75
Delmar Maia Gonçalves, POETA…127
Filomena Xavier, O JARDIM DA ESTRELA…127
Gabriela Correia, PORQUE SOMOS ESTRANGEIROS…127
Joaquim Morgado, HINOS…182-183
Samuel Dimas, SEI DE TI / CHOREI SOLETRADAMENTE A PARTIDA / SEI DE POEMAS…198
Jaime Otelo, O PROSÉLITO…226
Maria Dovigo, A VIDA SUAVE…227
Maria Luísa Francisco, UMA ARTE DE SER…227
Jesus Carlos, NIGREDO…236
Kiba-Mwenyu, MUSAMBU WA KAYADI SEGUNDA ORAÇÃO...270
MAPIÁGUIO…271
COLECÇÃO NOVA ÁGUIA…271
ASSINATURAS…274

Apresentação da NOVA ÁGUIA 15: 17 Abril, no Palácio da Independência, em Lisboa

Apresentação da NOVA ÁGUIA 15: 17 Abril, no Palácio da Independência, em Lisboa
Na mesa: Constança Marcondes César, António Braz Teixeira e Renato Epifânio

Para agendar um lançamento: novaaguia@gmail.com; 967044286.

MAPIÁGUIO (mapa de locais de lançamentos da NOVA ÁGUIA): Albufeira, Alcochete, Alcoutim, Alhos Vedros, Aljustrel, Allariz (Galiza), Almada, Almodôvar, Amadora, Amarante, Arraiolos, Assomada (Cabo Verde), Aveiro, Bairro Português de Malaca, Barcelos, Batalha, Beja, Belo Horizonte, Bissau, Braga, Bragança, Brasília, Cacém, Caldas da Rainha, Caneças, Campinas, Carnide, Cascais, Castro Marim, Castro Verde, Chaves, Cidade Velha (Cabo Verde), Coimbra, Coruche, Díli (Timor), Elvas, Ericeira, Espinho, Estremoz, Évora, Faial, Faro, Felgueiras, Figueira da Foz, Fortaleza, João Pessoa, Lagoa, Lagos, Leiria, Lisboa, Loulé, Loures, Luanda, Mangualde, Marco de Canavezes, Mem Martins, Messines, Mindelo, Mira, Montargil, Montijo, Nazaré, Nova Iorque, Odivelas, Oeiras, Olhão, Ourense, Ovar, Pangim (Goa), Pisa, Pontevedra (Galiza), Portalegre, Portimão, Porto, Praia (Cabo Verde), Queluz, Recife, Redondo, Régua, Rio de Janeiro, Rio Maior, Sabugal, Sacavém, Santiago de Compostela, São Brás de Alportel, São João da Madeira, São João d’El Rei, São Paulo, Seixal, Sesimbra, Setúbal, Silves, Sintra, Tavira, Tomar, Torres Novas, Torres Vedras, Turim (Itália), Viana do Castelo, Vila Meã, Vila Nova de Cerveira, Vila Real, Vila Real de Santo António e Vila Viçosa.

Nota: Muitos destes lançamentos, não só no país como por todo o espaço lusófono, só têm sido possíveis pelo apoio que a este projecto tem sido dado, desde a primeira hora, pelo MIL: Movimento Internacional Lusófono. O nosso público reconhecimento por isso. Desta forma, a NOVA ÁGUIA tem tido uma projecção não apenas estritamente nacional mas lusófona.

Lançamentos já noticiados em:

RTP

RTP África

Diário de Notícias

Diário Digital

Expresso

Jornal de Notícias

Jornal Porto Net

Notícias Lusófonas

Público

Televisão de Cabo Verde

E em muitas dezenas de blogues...

PARA ASSINAR A NOVA ÁGUIA: www.zefiro.pt/assinaturas

À venda nas melhores livrarias do país.


O "3º momento alto" da nossa tradição filosófico-cultural

O "3º momento alto" da nossa tradição filosófico-cultural
Ângelo Alves, "A Corrente Idealistico-gnóstica do pensamento português contemporâneo"

Manuel Ferreira Patrício, sobre o MIL e a NOVA ÁGUIA

Manuel Ferreira Patrício, sobre o MIL e a NOVA ÁGUIA
Existe e actuam entre nós, neste momento, três instrumentos estratégicos que de formas diferentes mas convergentes trabalham em prol da realização espiritual futuro do mundo lusófono: o MIL – Movimento Internacional Lusófono, a NOVA ÁGUIA – Revista de Cultura para o Século XXI e a CPLP – Comunidades dos Países de Língua Portuguesa. Consideramos ser Portugal, neste momento, um projecto de esperança lusófona, tendo alojado na raiz a ideia de Fernando Pessoa de que Minha Pátria é a Língua Portuguesa. O espaço lusófono é aquele que pretendemos a sinta, pense e queira nesta Língua [“Nótulas sobre a recepção de Ortega y Gasset em Portugal e no espaço luso-brasileiro”, in Margarida Amoedo (coord.) A Vida como Projecto. na senda de Ortega e Gasset, Universidade de Évora Edições, 2014, pp. 7-16].

domingo, 20 de setembro de 2009

Texto que nos chegou...

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De amor e desamor
(e outros indícios)

Era uma vez um jovem que ansiava aprender a arte da transformação do metal em ouro. Foi então ter com um afamado alquimista da região e pediu-lhe para ser o seu discípulo, mas o mestre, depois de interrogá-lo acerca da sinceridade da sua intenção, pô-lo a trabalhar na oficina da forja das espadas. Aí devia permanecer um tempo –como lição inicial. Decorreu um ano, e o discípulo, ansioso, perguntou ao mestre quando é que começaria a aprender os segredos da elaboração do ouro, mas o mestre apenas lhe indicou que devia passar ainda mais tempo na forja das espadas. O jovem crescia e tornava-se dia a dia um forjador mais destro e, apesar de que de vez em quando tornava a perguntar ao alquimista pelo anelado início das aulas áureas, o mestre continuava a negar-lhe aquela lição.

Mas um dia, depois de já vários anos, em que o discípulo se encontrava a trabalhar numa belíssima espada, o velho mestre indicou que era chegado o momento de encetar a tarefa dourada: e o discípulo, quase sem retirar o olhar concentrado no gládio que nascia, disse ao mestre “deixa-me, por favor, ó mestre, agora estou ocupado a forjar esta espada”. Como esta história é a minha, contar-vo-la-ei: de outra maneira.

Com o título da dupla antologia de poesia publicada em 1984 e 1985, que encabeça este texto, queria aludir a uma constelação de poetas, não restrita aos membros daquele colectivo corunhês, cuja sensibilidade, cujo coração, a alguns de nós iniciou de certo modo a um mundo maior, no que diz respeito aos impactos procedentes da própria Galiza. Os posteriores poetas daquele fim de século, daquele fim do mundo, largamente imersos como estávamos na actividade criativa, na navegação às escuras que implica, no meu caso talvez desde que Celso Emílio Ferreiro enviou às mãos sua energia de palavras nocturnas, de longas noites, encetávamos a forja das espadas na época em que se publicava De Amor e Desamor. Por mim passara antes a palavra popular de Bernardino Graña, com a sua infantil e sublime imantação, que me ensinou a recitar em inglês aquele trecho inelutável do Hamlet, num bar da adolescência ferrolana, para embalar-nos logo com o miar do gato da tasca marinheira; talvez perto dos areais de Cangas, por onde caminhava a Maria Solinha, vítima da Inquisição que Celso Emílio ressuscitara.

Percorridos os caminhos para além do rio, do rio da desmemória, achada palavra comum, e conhecida –pelo acaso daquela exumação dos anos 80– a escrita desse senhor obscuro, volátil e certo, de máscara ou Pessoa retirada, intercambiável. E com este passeando por Lisboa até, surpreendentemente, os dias de hoje. Conhecemos alguns dos seus parceiros, nessa infindável partida de xadrez, alheia a tudo, omnicompreensiva: de olhos fechos fomos conduzidos aos lugares secretos do Álvaro de Campos, o Alberto Caeiro e ao mundo pagão do Ricardo Reis, aonde ficámos um tempo –um tempo que em mim permanece.

E como o tempo não existe, conhecemos ao seu tempo Manuel António e Guerra Junqueiro, sua Oração ao Pão; aqueles doces indóceis anarquistas.

Xosé Maria Álvarez Cáccamo, em Vigo, cercado pelas ondas e envolvido no atro crime de devolver a poesia do noroeste para o sagrado. E antes, o cantor de Cáli e Noia, que é como dizer da morte e a ressurreição, Antón Avilés de Taramancos, e o também ressuscitado, após morte pressentida, Eusébio Lorenzo Baleirón. Junto com eles, vagabundo reticente, Dom Ricardo Carvalho Calero, cavaleiro da triste desmemória.

E depois, por volta dos vinte anos, após uma breve viagem pela lírica de Ramos Rosa, de Ruy Belo, aparece um referente fulcral, sob o nome de Herberto Helder, mas com a substância que, para além da própria, se depreende dos seus heterónimos carnais: os poetas da antologia Edoy Lelia Doura –de indispensável navegação.

Vieram logo os poetas do interno, eterno Oriente, na sua insubornável mesura. Por traduzir de alguma maneira o ideal adab, a verdadeira cortesia ou a íntima consideração, como já traduziram os nossos trovadores há mil anos, a quem aqueles poetas persas me levaram de regresso, agora talvez com pulso renovado. E escutei-os ao som daquela nova música antiga, ao som desse adab, que também significa literatura, como muadib –aquele que é perito na boa vida– significa literato. E como tarabi –trovador: que cai no tarab, no arrebato do amor, alheio a outra razão.

O ofício sonoro esforçadamente martelado, aquele anelo dourado, tornou-se indício do silêncio, frágua do anonimato. Agora fico por aqui, a relembrar a viagem de retorno. E deixo ainda a gratidão para todos aqueles que nos precederam na arte de tecer e destecer, com sombra e luz, como se o amor e o desamor só fossem uno.

Pedro Casteleiro

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