sábado, 1 de janeiro de 2011

Colóquio Internacional “CULTURAS PARALELAS E PROCESSOS TRANSCULTURAIS: Cidades Portuárias/Cidades Interculturais”.

Chamada a trabalhos:
Temos o prazer de convidar os interessados em participar neste colóquio, que se realizaraá na Universidade de Macau de 22 a 24 de Março de 2011.

OBJECTIVOS:
A história das colonizações enfrenta presentemente consideráveis desafios. Um dos aspectos que tem demorado a ser incorporado nos estudos sobre o tema são os efeitos da colonização ocidental e as reacções que se desencadearam nas sociedades locais. Sem esta vertente será impossível conhecer a profundidade essencial deste processo. É fundamental observar como os povos autóctones estão impregnados de diversos elementos europeus e vice-versa - ou seja, a formação de culturas mistas. Trata-se de um tema complexo. O fenómeno da mestiçagem manobra um número muito grande de variáveis que, muitas vezes, fogem à percepção dos investigadores. Assim, neste colóquio procuramos identificar e discutir algumas das interpretações que a área apresenta, nomeadamente reconstituir, numa perspectiva transdisciplinar, a memória dos povos de circulação e presença lusa.
Urge repensar as mudanças espaciais, as produções culturais, as transferências e transformações de modelos histórico-políticos que marcam a complexidade cultural e a formação identitária das sociedades. Para isso é necessário desfazer as fronteiras disciplinares e assumir uma visão transdisciplinar sobre o tema. Tendo como base as relações interculturais, o seminário dará ênfase às regiões que, ao longo dos séculos, se cruzaram com Portugal. Por isso, visa-se reflectir sobre a epistemologia dos novos paradigmas culturais e visualizar diferentes expressões como processos de construção de identidades.
Para isso, também se devem analisar os respectivos contextos geo-históricos dessas regiões e/ou cidades - de que Macau é um caso paradigmático - tendo como objectivo último a sua análise comparativa, assim como a respeito das diferentes expansões europeias.


~

Temas:


* Memórias e identidades (a visão do mesmo e do outro, as representações do passado);
* Informação e comunicação (línguas de comunicação, relações geográficas e antropológicas);
* Fluxos de pessoas e bens (as migrações, o comércio, as rotas…);
* Património construído e recuperado (igrejas, fortalezas, etc.);
* Impérios e minorias (mulheres, judeus, etc.);
* Projectos de conquista temporal e espiritual.

Data: 22,23 e 24 de Março de 2011.

COMISSÃO ORGANIZADORA:
Alan Baxter (Universidade de Macau);
Leonor Diaz de Seabra (Universidade de Macau);
Maria Antónia Espadinha (Universidade de Macau).

COMISSÃO CIENTÍFICA:
José Carlos Venâncio (Universidade da Beira Interior-Portugal);
Leonor Diaz de Seabra (Universidade de Macau);
Maria Antónia Espadinha (Universidade de Macau);
Maria de Deus Manso (Universidade de Évora-Portugal);
Rui Manuel Loureiro (Universidade Lusófona-Portugal);
Selma Alves Pantoja (Universidade de Brasília - Brasil).

Organização e despesas

A organização do Colóquio Internacional não assumirá nenhuma despesa de transporte (internacional ou nacional) nem de estadia; informações a este respeito serão enviadas posteriormente aos intervenientes sobre possibilidades de alojamento com tarifas negociadas. Os almoços durante a realização do Colóquio ficam a cargo da Organização.

Todos os participantes devem inscrever-se no Colóquio. A taxa de inscrição é de 100 US dólares, a pagar no primeiro dia do encontro.


Responsável pelas inscrições/ Conference registration supporting person:
Doutora Leonor de Seabra
e-mail: cultparalelas@umac.mo