terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Projecto Mares - Olhares da Língua Portuguesa

.
Parceiro principal do II International Sea Festival de Chipre, em 2010

A internacionalização do projecto Mares – Olhares da Língua Portuguesa –por internacionalização entendemos “saída do espaço da Lusofonia” – começou mais cedo do que se esperava. O projecto foi convidado (através da empresa que o gere - Amar o Mar) para Parceiro Principal do II International Sea Festival – Cyprus, que terá lugar em Outubro de 2010 em Limassol, Chipre.

Este importante festival de Chipre é promovido pela Fundação Lanitis – uma fundação cipriota que organiza e promove eventos culturais e educacionais. A Fundação Lanitis foi criada em 2001 e já colaborou com instituições tais como Museu Olímpico de Lausanne, Museu Petit Palais de Paris, Ministério da Educação e Cultura de Chipre, Turismo Cipriota, Universidade de Chipre, etc.

A primeira edição do festival decorreu entre 21 de Setembro e 30 de Outubro de 2008 e teve como tema Chipre. Incluiu exposições de fotógrafos do gabarito de Yann Arthus-Bertrand, Bobby Haas e James Stanfield (da National Geographic), entre outros eventos. Para a segunda edição, o país convidado será Portugal.

A responsabilidade do projecto Mares - Olhares da Língua Portuguesa será coordenar e negociar os conteúdos deste Festival. Inicialmente, a ideia da organização era fazer o Festival em torno das Descobertas portuguesas. Foi-lhe sugerido, contudo, que a relação de Portugal com o Mar tem um passado, um presente e um futuro, e que seria mais abrangente e enriquecedor mostrar essa relação no seu todo, e não apenas uma parte dela. A organização aceitou a sugestão e está neste momento a preparar-se uma manifestação que vai incluir exposições de fotografias – uma das quais, já confirmada, de Luís Vasconcelos sobre uma viagem a bordo do NRP “SAGRES” – sobre as Descobertas e sobre o presente da indústria naval portuguesa, em estreita colaboração com o Museu de Marinha, documentários, além de uma mostra de jovens arquitectos navais portugueses cujo tema será “Os Navios do Futuro”.

O International Sea Festival será uma formidável oportunidade para Portugal mostrar o estado actual da sua relação com o Mar, cuja importância cada vez mais é reconhecida e que começa, pouco a pouco, a fazer o seu caminho.

O projecto Mares – Olhares da Língua Portuguesa conta com o apoio de algumas entidades que lhe têm permitido manter-se activo e sempre a responder aos mais diversos desafios. Entre os apoiantes encontram-se a Fundação Portugal-África, a Portline e, como parceiro tecnológico, o portal SAPO, que desenvolverá o site do projecto Mares – Olhares da Língua Portuguesa e participará activamente na sua divulgação e promoção.