Pois, não sei em que contexto foi isso... mas só hierarquia acho difícil a integração; integração implica a conciliação do que se opõe ou se espelha, tornando inteiro... hierarquia sem anarquia é parte.
Creio que a única superioridade que os homens sempre terão é a de abrigarem o potencial de amar e servir incondicional e imparcialmente todas as formas de vida e existência. Sem a realização desse potencial não me parece que se possam cumprir como Homens. Aprendi isto, antes de o reaprender noutros horizontes, com a poesia e filosofia portuguesa contemporânea, de Antero, Bruno, Junqueiro e Pascoaes a Leonardo Coimbra, José Marinho e Agostinho da Silva. Aceder à consciência da fraternidade cósmica é um dos grandes desafios do terceiro milénio e um dos sinais de verdadeira Cultura.
... e é preciso o inferior para que haja o superior.
ResponderEliminarPor isso, como já alguém aqui escreveu (o Casimiro?), só a hierarquia integra e preserva...
ResponderEliminarPois, não sei em que contexto foi isso... mas só hierarquia acho difícil a integração; integração implica a conciliação do que se opõe ou se espelha, tornando inteiro... hierarquia sem anarquia é parte.
ResponderEliminarCreio que a única superioridade que os homens sempre terão é a de abrigarem o potencial de amar e servir incondicional e imparcialmente todas as formas de vida e existência. Sem a realização desse potencial não me parece que se possam cumprir como Homens. Aprendi isto, antes de o reaprender noutros horizontes, com a poesia e filosofia portuguesa contemporânea, de Antero, Bruno, Junqueiro e Pascoaes a Leonardo Coimbra, José Marinho e Agostinho da Silva. Aceder à consciência da fraternidade cósmica é um dos grandes desafios do terceiro milénio e um dos sinais de verdadeira Cultura.
ResponderEliminar.... e mesmo essa capacidade a Natureza a tem desde sempre, o que o Homem alcançou de novo foi a consciência dessa capacidade ou potencial.
ResponderEliminar